26/07/24 15h12

São Paulo lidera o ranking de turistas estrangeiros no 1º semestre

Aproximadamente 1,1 milhão de turistas internacionais desembarcaram no estado durante o período

Secretaria de Turismo e Viagens de SP

São Paulo lidera a lista de estados com o maior volume de entrada de estrangeiros no país. Por meio de dados da Embratur, Ministério do Turismo e da Polícia Federal foi possível identificar que cerca de 1,1 milhão de viajantes estrangeiros foram recebidos no estado durante o primeiro semestre de 2024. Foram aproximadamente 300 mil turistas a mais do que o Rio de Janeiro, que ocupa o segundo lugar no ranking, e isso representa um aumento de 5,33% em relação ao mesmo período do ano passado.

Entre os diversos países que visitaram SP, os Estados Unidos se destacaram, novamente, como o maior em número de turistas emitidos, com mais de 206 mil visitantes desembarcando no estado. Já o segundo posto ficou com a Argentina: o país que é berço do tango foi responsável por aproximadamente 113 mil chegadas em SP, e junto com outros países da América do Sul, consolidou o continente como o principal emissor de visitantes para o estado de São Paulo. No total, foram 324.437 turistas sul-americanos, o que representa aproximadamente 30% do total do contingente de pessoas.

“São Paulo, além de ser o maior polo receptor de turistas estrangeiros, também é o que mais envia turistas ao exterior. Isso se deve ao fato da forte infraestrutura de turismo aéreo que temos no estado: são 44 aeroportos disponíveis para voos comerciais. Além disso, possuímos 3 dos 5 aeroportos mais movimentados da América Latina, e estamos investindo na promoção internacional do Estado, em feiras e em roadshows” disse o secretário Roberto de Lucena.

Além do Estado de São Paulo ser o preferido entre os viajantes estrangeiros, também se destaca entre os turistas nacionais. Em ranking divulgado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA), em parceria com a consultoria Sprint Dados, a capital paulista foi o destino mais vendido pelas operadoras entre as cidades brasileiras. Ainda, houve um forte aumento na venda de pacotes para outros destinos do estado, no interior e em cidades litorâneas.

Fonte: https://www.turismo.sp.gov.br/publico/noticia.php?codigo=4463&cod_menu=4463