São Paulo é destaque no SXSW, o maior evento de economia criativa do mundo
Representantes do setor cultural paulista e autoridades apresentam oportunidades de negócios para participantes de vários países
InvestSPO Estado de São Paulo será destaque no South by Southwest (SXSW), o maior evento de economia criativa do mundo, realizado em Austin (EUA) e focado em temas como cinema, música, tecnologia e inovação. Na próxima terça-feira (15), autoridades e representantes do setor cultural apresentarão as características do estado e oportunidades de negócios para empresários, produtores culturais e possíveis investidores de todo o planeta. A economia criativa responde por cerca de 3,9% do PIB paulista, reúne 150 mil empresas, gera 1,5 milhão de empregos e movimenta US$ 20 bilhões por ano no estado.
O São Paulo Day será um evento organizado pelo Governo do Estado aberto a qualquer participante do SXSW, que reúne visitantes de mais de 100 países, e que vai expor a diversidade da cultura paulista, questões econômicas e estratégicas e cases de sucesso. A ideia é mostrar ao mundo o potencial cultural e criativo de São Paulo, com o objetivo de atrair investimentos, promover a inovação e gerar emprego e renda. O estado abriga os principais estádios, arenas, museus, teatros, cinemas, universidades e centros de inovação do país, recebe os maiores festivais e conta com espaços que são referências internacionais, como a Sala São Paulo e o MIS Experience.
O São Paulo Day será realizado no SP Lounge, um espaço específico para a promoção de São Paulo no SXSW e que contará com toda uma estrutura para networking e fechamento de negócios. Haverá uma programação de debates e palestras com autoridades e representantes do setor cultural. Entre as presenças confirmadas estão os secretários de estado do Desenvolvimento Econômico e da Cultura, Patrícia Ellen e Sérgio Sá Leitão, e o presidente da InvestSP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade), Gustavo Diniz Junqueira.
“São Paulo é um dos maiores polos de economia criativa a nível global. Nossa diversidade, nosso conteúdo cultural, empreendedorismo e inovação criativa são únicos e a missão é divulgar tudo isso em Austin. O São Paulo Day, evento internacional desenvolvido pela InvestSP, vai dar concretude a esse setor e mostrar que vamos além da paixão por cultura, entretenimento e tecnologia, temos infra, hubs de inovação, ecossistema robusto para as startups, centros de tecnologia e principalmente capital humano para inovar e fazer negócios”, diz o presidente da InvestSP, Gustavo Diniz Junqueira.
Destaque para o painel From the Margins to the Mainstream (Das Margens ao Manistream), com o criador de conteúdo e empresário do ramo do entretenimento Konrad Dantas. Mais conhecido pelo nome artístico, KondZilla, ele falará sobre a jornada empreendedora pela qual ajudou a transformar o funk, um gênero musical alvo de preconceito no passado, em sucesso internacional. Dono de produtoras de conteúdo audiovisual que levam o nome dele, KondZilla ainda é o responsável pelo maior canal do YouTube da América Latina, o Canal KondZilla, com 65 milhões de inscritos.
“Queremos fortalecer a atuação internacional de empresas e instituições culturais e criativas de São Paulo e gerar renda, emprego e desenvolvimento”, afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, Sérgio Sá Leitão.
Entre os palestrantes e debatedores já confirmados no São Paulo Day também estão: Adriana Barbosa (Feira Preta), Alex Allard (Cidade Matarazzo), Roberto Fabri (Omelete), Marilia Bonas (Museu da Língua Portuguesa) e Marcello Dantas (Museu das Favelas e Museu das Culturas Indígenas).
CreativeSP
O São Paulo Day é apenas uma das iniciativas da missão empresarial realizada pela InvestSP para o SXSW. Em parceria com a Secretaria da Cultura e Economia Criativa, a Agência lançou o CreativeSP, o programa de internacionalização da economia criativa paulista, que levará para o evento 10 empresas: Amplifica (produtora musical), Barbatuques (música corporal), Claraluz (audiovisual), DançarMarketing (marketing cultural), Elo (audiovisual), Estúdio Bijari (arte, design e tecnologia), Lemme Content (comunicação de marketing), O2 (distribuição cinematográfica),Phonogram.me (marketplace de NFTs musicais) e Rito (experiências imersivas).
Elas passaram por um processo seletivo que recebeu 152 inscrições e contaram com uma curadoria para que possam tirar o maior proveito possível do evento. A ideia é abrir portas para as empresas paulistas no mercado internacional e atrair investimento estrangeiro para São Paulo.
O CreativeSP prevê missões para mais nove eventos, até o fim do ano, cada uma com 10 empresas que também precisarão ser aprovadas em processos seletivos. O próximo será o Festival de Cinema de Cannes, na França, em maio.
Programação do SP Day no SXSW 2022
Local: Austin, Texas (EUA)
Data: 15/03
Abertura
Horário: 9:00am
Painéis
- São Paulo: Development Powered by Culture
Horário: 10:00am-11:00am
Adriana Barbosa (CEO da Feira Preta)
Gustavo Junqueira (presidente da InvestSP)
Sérgio Sá Leitão (secretário de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo)
https://schedule.sxsw.com/2022/events/PP120743
- Innovation in São Paulo's Creative Economy
Horário: 11:30am-12:30pm
Alex Allard (Cidade Matarazzo)
Roberto Fabri (Omelete)
Patrícia Ellen (secretária de Desenvolvimento Econômico do Governo de São Paulo)
https://schedule.sxsw.com/2022/events/PP120744
- New Museums, New Directions, New Audiences
Horário: 2:30pm-3:30pm
John Spriggins (moderador)
Marília Bonas (Museu da Língua Portuguesa)
Marcello Dantas (Museu das Favelas e Museu das Culturas Indígenas)
https://schedule.sxsw.com/2022/events/PP120745
- From the Margins to the Mainstream
Horário: 4:00pm-5:00pm
KondZilla (empresário do setor de entretenimento)
https://schedule.sxsw.com/2022/events/PP120746
- Encerramento com atração musical
Horário: 5:00pm