São Paulo é destaque no Cannes Lions e reforça a criatividade da publicidade nacional
Noventa dos 92 prêmios recebidos foram para trabalhos de agências de São Paulo ou que mantêm escritório no Estado
InvestSP e APRONos cinco dias do festival Cannes Lions, o Brasil conquistou 92 leões – 90 foram para agências de São Paulo ou que mantêm escritório no Estado. As premiações foram nas seguintes categorias: Audio & Radio Lions, Brand Experience & Activation Lions, Creative B2B, Creative Data Lions, Creative Commerce Lions, Creative Effectiveness Lions, Design Lions, Direct Lions, Entertainment Lions, Entertainment Lions for Gaming, Entertainment Lions for Music, Entertainment Lions for Sport, Film Craft Lions, Glass - The Lion for Change, Health & Wellness Lions, Industry Craft Lions, Luxury & Lifestyle, Media Lions, Outdoor Lions, PR Lions, Print & Publishing Lions, Social & Influencer, Sustainable Development Goals Lions. Entre eles, houveram 2 Grand Prix (prêmios máximos) e nenhum Titanium Lions (categoria mais seletiva do festival).
Destaque para os trabalhos da: Agência DM9; Almapbbdo; Gut; VML; Africa Creative; Le Pub; Grey; Lew'Lara/TBWA; The Youth (Curitiba); MRM; David; Galeria; 404; BETC Havas; Soko; Artplan; Wieden+Kennedy; FCB; Isla; Suno United Creators; e WMcCann.
Cannes Lions aplaude o Brasil
Para celebrar o Brasil no Cannes Lions, principal festival de comunicação e publicidade do mundo, a FilmBrazil - plataforma de internacionalização desenvolvida pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) -, em conjunto com a BR Media Group, InvestSP - Agência de Promoção de Investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado - e a Spcine, promoveram um happy hour especial na quinta-feira, 20 de junho, com direito a um show exclusivo da cantora e compositora Liniker.
Sob o conceito “Made in Brazil”, criado pela Ampfy, a artista levou a plateia ao delírio na Croisette. “O show foi lindo e emocionante para todos que estavam presentes no happy hour. A Liniker foi incrível, ela conseguiu reforçar esse Brasil criativo que tanto enfatizamos para o mundo e fez as pessoas cultuarem o nosso talento e profissionalismo”, comenta Marianna Souza, presidente da APRO e gerente executiva da FilmBrazil.
Liniker é uma das maiores revelações da música nacional, destacando-se nos gêneros soul e black music. Mulher trans, nascida no interior de São Paulo, ganhou notoriedade com o EP “Cru” em 2015. Desde então, realizou turnês no Brasil, Estados Unidos, Colômbia, Angola e em 16 países da Europa. Em 2022, tornou-se a primeira mulher trans a ganhar o Grammy Latino, vencendo na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira com o álbum Indigo Borboleta Anil, na divisão Melhor Canção em Língua Portuguesa com a música Baby 95. No ano seguinte, assumiu a 51ª Cadeira da Academia Brasileira de Cultura, tornando-se a primeira transgênero a ocupar a posição.
Além do happy hour, a FilmBrazil, em parceria com a ApexBrasil, a Globo e a InvestSP, promoveu o “Espaço do Brasil”, que serviu como ponto de apoio para a delegação brasileira e levou um gostinho do país para Cannes. Durante os cinco dias de Festival, diversas pessoas passaram pelo espaço para degustar cafés especiais do Brasil e saborear o típico pão de queijo.
“Tanto o happy hour quanto o ‘Espaço do Brasil’ foram muito bem-sucedidos e elogiados. Nós, juntamente com as 28 produtoras que foram conosco, conseguimos propagar o conceito ‘Made in Brazil’ e a mensagem que buscávamos de mostrar a nossa diversidade e eficiência”, complementa Marianna.