22/11/12 10h08

São Paulo é a melhor cidade da América Latina para start-ups, afirma pesquisa

Folha de S. Paulo

São Paulo é a melhor cidade da América Latina para start-ups, afirma pesquisa

Um levantamento realizado pelo Startup Genome Project descobriu que São Paulo é a melhor cidade da América Latina para o desenvolvimento de start-ups (empresas de base tecnológica).

A cidade apareceu em 13º no ranking das melhores do mundo, sendo que as três primeiras colocadas foram Vale do Silício (EUA), Tel Aviv (Israel) e Los Angeles (EUA). O segundo centro mais bem qualificado na América Latina foi Santiago (Chile), que apareceu em 20º.

O levantamento é baseado na análise de 50.000 empresas em todo o mundo e no ecossistema de apoio aos negócios das cidades, como por exemplo, disponibilidade de mentores, talentos e fontes de financiamento.

Segundo a análise, São Paulo tem de longe o maior ecossistema do país, com uma distribuição saudável de empresas em diversos estágios de desenvolvimento.

O estudo descobriu que a média de idade dos empreendedores paulistanos é de 30.80 anos, a maioria deles (96%) são homens e que seus níveis de educação são comparáveis com os dos empreendedores do Vale do Silício.

A previsão do levantamento é que as empresas de São Paulo atraiam mais investimentos e talentos, usando a cidade como um mercado de teste para ideias antes de lançá-las globalmente.