04/11/11 20h15

São Paulo, a 47ª maior nação do mundo

Brasil Econômico

A cidade, que possui o 2º maior PIB do país, seria considerada a 47ª maior economia do mundo se fosse uma nação, mesma posição que o Chile

A capital paulista tem o maior eleitorado do Brasil, com 8,47 milhões de eleitores, mas é o poderio econômico da cidade o que mais chama a atenção dos partidos políticos. O município, com seus 11,2 milhões de habitantes, é responsável por nada menos que 11,7% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, ou R$ 357,1 bilhões.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa participação é maior que a contribuição de qualquer estado brasileiro, exceto, claro, a da unidade federativa de São Paulo. O estado do Rio de Janeiro é a segunda maior economia do país. Ainda assim, seu PIB é 4%menor que o da capital paulista.

Dentro do estado de São Paulo, a capital é responsável por 35%do PIB.O PIB per capita também é o maior do país: R$ 32,4 mil. E não é só na comparação com os municípios e estados brasileiros que a capital paulista revela sua importância econômica. O PIB da cidade é maior que o de muitos países.

Se ela fosse uma nação, seria a 47ª maior economia do mundo, à frente do Egito, segundo ranking do Fundo Monetário Internacional (FMI). Na comparação aos vizinhos da América Latina, seria a quinta maior economia, empatada com o Chile — e com um PIB cinco vezes maior que o do Uruguai.