09/04/10 11h26

São Luiz investirá até US$ 444 milhões em expansão

Valor Econômico

Após uma interrupção de cerca de um ano, o grupo paulistano São Luiz retoma o projeto de ter uma rede nacional de hospitais. Para tanto, pesquisa oito praças no país, sendo três delas no Estado de São Paulo. A ideia é investir nos próximos cinco anos entre R$ 600 milhões (US$ 333 milhões) e R$ 800 milhões (US$ 444 milhões) para aquisições ou construção de novos hospitais. "Estamos analisando as praças mais viáveis. Podem ser oito hospitais ou menos, conforme a viabilidade dessas praças. Em alguns locais, já estamos negociando a compra do terreno", diz Denise Soares dos Santos, presidente do São Luiz.

Os recursos poderão vir do caixa, de financiamento bancário ou de parcerias com construtoras, que levantariam o prédio do hospital por meio do sistema "build-to-suit" (construção feita sob medida pelo locatário). A ideia inicial do São Luiz para o processo de expansão era captar o dinheiro via IPO (oferta inicial de ações). Porém, esse projeto foi abortado, uma vez que a legislação brasileira não permite a participação de capital estrangeiro em hospitais.

A presidente do São Luiz nega que o grupo esteja à venda ou tenha feito negociações. "Eu estou aqui há um ano e já ouvi esse boato não sei quantas vezes", disse Denise. "É um bom boato no sentido de que o São Luiz tem feito um trabalho bastante interessante que provavelmente incomoda muita gente. Não estamos à venda", disse a presidente. Denise destacou que os controladores continuam no conselho e que a diretoria é totalmente profissionalizada.

A executiva informa ainda que a unidade Anália Franco, que demandou investimentos de R$ 140 milhões (US$ 77,8 milhões), está com taxa de ocupação de 75% e que atingiu seu ponto de equilíbrio já no primeiro ano de operações. Normalmente, um hospital atinge o "break-even" (ponto de equilíbrio) entre o terceiro e quinto anos de atividades. Em 2009, o Anália Franco teve receita de R$ 150 milhões (US$ 76,1 milhões). O grupo São Luiz como um todo fechou 2009 com um faturamento de R$ 680 milhões (US$ 345,2 milhões). Desse montante, R$ 300 milhões (US$ 152,3 milhões) foram provenientes da unidade Itaim, R$ 200 milhões (US$ 101,5 milhões) do hospital do Morumbi, R$ 150 milhões (US$ 76,1 milhões) do Anália Franco e os outros R$ 30 milhões (US$ 15,2 milhões) do plano de saúde São Luiz. Esse plano de saúde não está sendo mais comercializado.

O faturamento de R$ 680 milhões (US$ 345,2 milhões) representa um crescimento de cerca de 20% em relação a 2008. Segundo Denise, o lucro líquido no ano passado ficou em R$ 28,3 milhões (US$ 14,4 milhões), cerca de três vezes superior em relação aos R$ 9,8 milhões (US$ 5,4 milhões) apurados em 2008. Neste ano o São Luiz está investindo R$ 75,8 milhões (US$ 42,1 milhões). Desse total, aproximadamente R$ 40 milhões (US$ 22,2 milhões) serão revertidos para o hospital do Itaim que ganhará 40 novos leitos. A diferença será aplicada em tecnologia e outras benfeitorias nas demais unidades.