27/11/13 14h58

São José recebe prêmio internacional por apoio à empresas

Portal R3

A prefeitura concorreu com o Parque Tecnológico, elemento fundamental do planejamento estratégico e de inovação para a cidade

A prefeitura de São José dos Campos recebeu uma menção honrosa na categoria “Apoio às empresas de tamanho médio e pequeno” do prêmio IPA InnovationAwards 2013, publicado em outubro pela revista FDI Magazine e que lista as entidades mais criativas e eficientes na promoção de investimentos.

A prefeitura concorreu com o Parque Tecnológico, elemento fundamental do planejamento estratégico e de inovação para o município e a região. O Parque atua como agente promotor da interação e cooperação entre instituições de ensino e pesquisas, empresas de base tecnológica, governos e entidades de fomento e investimento, propiciando empregos e geração de renda para a cidade.

A cidade de Leipzig, no leste da Alemanha, foi eleita a vencedora da categoria. “Antes que a promoção de pequenas e médias empresas entre na pauta das agências de desenvolvimento econômico, Leipzig já estava com os olhos voltados para este segmento do mercado”, justificou a publicação.

Na classificação geral, Nova York foi eleita pela segunda vez seguida Cidade do Futuro nas Américas, mas São Paulo, segundo a revista, “desponta como um forte competidor”. A metrópole paulista ocupa a vice-liderança do ranking e Toronto, no Canadá, completa este Top 3 das metrópoles mais atrativas para investimentos. A FDI elegeu São Paulo Cidade do Futuro 2013/14 na América Latina, empurrando Santiago, do Chile, para a segunda posição.

A FDI Magazine é uma publicação bimestral de língua inglesa do Financial Times, que retrata as tendências globais de investimento. Com tiragem de 15 mil exemplares, a revista é lida por investidores e profissionais dos mercados financeiros de todo o mundo.

A equipe do FDI coletou dados de 422 cidades, classificadas por tamanho, a partir de seis categorias: Potencial Econômico, Recursos Humanos, Eficiência de Custos, Infraestrutura, Capacidade de criar um Ambiente Favorável aos Negócios e Estratégia para Atração de Investimentos. No primeiro quesito, São Paulo supera Nova York e aparece na melhor colocação.