04/04/12 12h39

São José quer reativar seu setor aeroespacial

DCI

Nos últimos tempos a Prefeitura de São José dos Campos tem procurado recuperar a perda de investimentos no setor aeroespacial para outras cidades. Entre os últimos golpes recebidos está a ida da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) para Sorocaba, onde criará um imenso complexo produtivo e a constante disputa com São Bernardo do Campo, que tem buscado empresas para consolidar a criação de um polo aeroespacial no ABC.

As ações até o momento se limitam a intensificar as oportunidades para o setor dentro do Parque Tecnológico local e a constituição de novas faculdades e universidades que atendam a demanda de uma nova fase do setor, já que o governo federal quer potencializar o segmento aeroespacial e várias corporações estrangeiras procuram parceiros no Brasil para promover uma onda de investimentos na área militar.

O passo mais recente para reverter essa condição foi dado na última semana, quando representantes da Prefeitura de São José dos Campos participaram da Feria Internacional del Aire y del Espacio (Fidae), considerada a maior mostra dos setores aeroespacial e de defesa da América Latina, cidade de Santiago, no Chile. O objetivo foi apresentar a cidade como um centro indispensável para qualquer atividade produtiva e comercial ligada ao setor.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, José de Mello Corrêa, recebeu no estande do município o ministro da Defesa, Celso Amorim, juntamente com o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Juniti Saito, e o brigadeiro Ailton dos Santos Pohlmann, durante visita ao cluster das empresas do setor de Defesa e Aeroespacial de São José dos Campos presentes no evento.

O encontro foi resultado do esforço conjunto da prefeitura e do Centro para Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista (Cecompi) para estreitar e ampliar relações comerciais das empresas dos clusters dos setores de Defesa e Aeroespacial do município com mercado internacional, em especial da América Latina.

Uma versão nacional da feira internacional chilena acorrerá entre 24 e 27 de maio no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José, quando diversos expositores apresentarão seus produtos e serviços. A Expo Aero Brasil - São José dos Campos Air Show - 15ª Feira Internacional de Aeronáutica visa a interação do segmento e o surgimento de novos negócios.

Segundo a direção do evento, pelo quinto ano consecutivo, a Agência Pública Francesa para o Desenvolvimento Internacional das Empresas (Ubifrance) trará uma delegação de empresas francesas para a Expo Aero Brasil. A agência trará empresas que possuem perfis bastante diversificados, como fabricantes de componentes mecânicos e materiais compósitos, além de produtores no segmento eletrônico, fornecedores de equipamentos e de sistemas de alta tecnologia. Ainda completam o quadro empresas de engenharia, de serviços e também de manutenção.

O grande destaque é dado pela presença de um importante grupo de indústrias da região Aquitaine, maior região aeronáutica da Europa, e do Cluster Aerospace Valley, ambos localizados no sudoeste da França. A Prefeitura de São José pretende aproveitar ao máximo essa exposição para convencer grupos empresariais a investirem no núcleo local.

Chile

Apesar de não ter uma grande tradição aeronáutica, a feira chilena é atualmente a mais importante do Hemisfério Sul e é realizada a cada dois anos com o objetivo de ampliar o mercado da aviação civil e comercial na América Latina, além de proporcionar aos seus participantes diversas oportunidades de negócios. Para este ano, a Fidea focou seus esforços para aumentar ainda mais a presença das companhias que atuam nesse segmento. Em 2010, foram 437 expositores de 39 países e mais de 40 mil visitantes diretamente ligados ao setor entre os mais de 120 mil presentes.

De acordo com diretor-executivo da Fidae, Jean Pierre Desgroux, o evento apresentou um sistema otimizado de reuniões, permitindo aos expositores, delegações e visitantes a ampliação de suas chances de expansão para novos horizontes de negócios. "A finalidade é criar uma plataforma sólida e contínua para estreitar as ligações comerciais com altos executivos e representantes que tenham o poder de decisão nas linhas aéreas, aviação civil e executiva", disse Desgroux .