27/05/15 13h40

São José fecha parceria espacial com a Holanda

DCI

A Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Escritório Espacial dos Países Baixos (NOS) assinaram acordo de cooperação e acertaram a organização de um encontro espacial público-privado para setembro deste ano entre os dois países, no Parque Tecnológico de São José dos Campos.

O evento contará com as indústrias locais e autoridades do segmento espacial dos países baixos. Na pauta, a discussão sobre temas de interesse comum, visando a elaborar um Programa de Cooperação Espacial. Esse programa será voltado para a formação de especialistas brasileiros na área espacial em universidades, centros de pesquisa e empresas dos Países Baixos. Além da vinda de pesquisadores e professores ao Brasil, dentro do Programa Ciência sem Fronteiras - Espacial. Esse foi um dos temas abordados pelo presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Braga Coelho, e pelo diretor do Escritório Espacial dos Países Baixos (NOS), Ger Nieuwpoort, na visita à instituição no final da semana passada. Em seguida, a comitiva do NOS seguiu para o polo aeroespacial de São José.

O NOS, criado em 2009 como sucessor da Agência de Programas Aeroespaciais dos Países Baixos (NIVR), é vinculado aos ministérios da Economia; de Educação, Cultura e Ciência; da Infraestrutura e do Meio Ambiente e da Organização para a Pesquisa Científica do país.

Uma delegação do NOS se encontra no Vale do Paraíba para identificar possibilidades de cooperação na área aeroespacial e aplicações em agricultura, gestão de recursos hídricos, energia, ambiente, logística e segurança.

"Nossa meta é fortalecer relações entre as comunidades espaciais do Brasil e da Holanda. Como polo aeroespacial brasileiro, São José tem um papel muito importante", disse Ger Nieuwpoort, diretor geral da NSO.

A comitiva incluiu visita ao Inpe e o Parque Tecnológico Riugi Kojima, onde conheceram as incubadoras, o Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) e a empresa Equatorial Systems, além de visitarem a companhia Visiona e a Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil. A cidade já recebeu delegações de outras Universidades Tecnológicas.