21/02/20 12h47

São José e Taubaté estão entre as 20 cidades do país em qualidade de vida

Gazeta de Taubaté

São José dos Campos e Taubaté estão entre as 20 melhores cidades do país em qualidade de vida, de acordo com o estudo IDGM (Índice de Desafios da Gestão Municipal) 2020.

Produzido pela empresa de consultoria Macroplan, o estudo é feito com base no IDGM, índice que reúne 15 indicadores em quatro áreas essenciais para a qualidade de vida da população: educação, saúde, segurança e saneamento e sustentabilidade.

A lista traz as 100 maiores cidades brasileiras, que representam cerca de metade do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. O índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, melhor o desempenho do município.

De acordo com o ranking geral, São José dos Campos é a 4ª melhor cidade do país, com IDGM 0,738, tendo subido uma posição desde a lista anterior e também uma posição em uma década –entre 2007/2008 e 2017/2018.

Três cidades ficaram acima de São José, duas paulistas e uma paranaense: Piracicaba (0,757), São José do Rio Preto (0,739) e Maringá (0,739) –entre as 10 melhores, 8 são do interior de São Paulo.

Taubaté melhorou cinco colocações e tornou-se a 16ª com a melhor qualidade de vida do país, com IDGM 0,706. Em 10 anos, a cidade subiu 11 posições no ranking nacional.

Segundo a Macroplan, o estudo não avalia a gestão de prefeituras específicas, mas o legado de várias administrações das cidades, “aferindo a evolução dos indicadores na última década, assim como no último ano”.

SETORES.

Entre as quatro áreas analisadas, São José teve sua melhor posição em Educação (4º lugar subindo 3 em um ano), Segurança (5º, subindo 14), Saneamento e Sustentabilidade (11º, perdendo uma) e Saúde (22º, perdendo 9 posições).

Taubaté foi melhor em Saneamento e Sustentabilidade (9ª posição, subindo 3), depois Segurança (12ª, melhorando 14), Educação (14ª, subindo 10) e Saúde (50ª, perdendo 12).

“É possível verificar as grandes diferenças regionais na capacidade de entregar resultados em serviços essenciais à população”, declarou a Macroplan.

Saúde é ‘gargalo’ para os dois municípios,que perdem posições na lista em 10 anos

Saúde foi o setor em que tanto São José dos Campos quanto Taubaté tiveram a pior colocação no IDGM (Índice de Desafios da Gestão Municipal) 2020, respectivamente na 22ª e 50ª posição entre as 100 maiores cidades do país (mais de 273 mil habitantes).

Além disso, ambas perderam posições no ranking considerando o resultado da década (entre 2007/2008 e 2017/2018). São José perdeu 15 posições em Saúde, em 10 anos, e Taubaté recuou 8 colocações.

O indicador Saúde, do IDGM, avalia itens como a taxa de mortalidade infantil, a proporção de nascidos vivos com sete ou mais consultas pré-natal e cobertura das equipes de atenção básica.