28/11/16 15h04

São José é sexto no ranking de empreendedorismo brasileiro

O Vale

Acompanhando o crescimento do interior, São José dos Campos se manteve na sexta posição do Índice de Cidades Empreendedoras de 2016. O levantamento, feito pela Endeavor, organização não-governamental de estímulo ao empreendedorismo, mostra a força das cidades interioranas, seis das dez primeiras colocadas do ranking nacional.

A pesquisa lista a atuação da cidade em diversas áreas, como inovação, infraestrutura e mercado empreendedor. São José, por exemplo, lidera a pesquisa na questão 'Inovação', que leva em consideração itens como índice de infraestrutura tecnológi-ca, proporção de mestres e doutores em Ciência e Tecnologia, média de investimentos federais e contratos de concessões.

"As cidades do interior estão se fortalecendo", afirmou o responsável pela pesquisa, Juliano Seabra, destacando cidades como São José. "Vai ser interessante observar a movimentação dessas cidades dos próximos dois ou três anos. Muita coisa deve acontecer no sentido de ambiente propício ao empreendedor", diz.

Dados

No índice de 2015, São José já estava na sexta colocação -- a líder é a capital São Paulo. Na ocasião, o 'Top10' já tinha outras cidades do interior, como Campinas e Joinville.

Esse ano, além do trio, Sorocaba, Maringá e Ribeirão Preto também aparecem entre os líderes. "É notável a qualidade de vida e os custos mais baixos, com níveis também avançados de capital humano e inovação. Se há um descolamento maior da líder São Paulo, é inegável que o interior do Sul e Sudeste aparece cada vez mais forte", aponta o levantamento.

O ranking também aponta outros setores, como infraestrutura. Neste, São José é a quarta cidade mais bem colocada, atrás de São Paulo, Sorocaba e Campinas.

São levados em conta itens de transporte interurbano (conectividade com rodovias, número de passageiros em voos diretos) e condições urbanas (porcentagem da população com acesso a internet, índice de fluidez no trânsito, preço do metro quadrado, taxa de homicídios e custo médio de energia elétrica).