04/03/11 11h34

São José dos Campos terá aportes de US$ 287,75 milhões

DCI

São José dos Campos recebeu anúncios de investimentos de US$ 287,75 milhões no primeiro semestre de 2010, segundo balanço divulgado pela Fundação Seade nesta semana. Os investimentos são 96,4% e foram puxados pela General Motors, que anunciou investimentos de US$ 165,5 milhões e pela chinesa Sany Heavy Industry, com investimentos de US$ 112 milhões para o período entre 2010 e 2015. A empresa inaugurou no início deste ano instalações industriais em um galpão alugado, com 10 mil metros quadrados de área construída, e ainda busca uma área para se instalar definitivamente na região.

A fábrica está produzindo escavadeiras, e a previsão da empresa é iniciar em abril a produção de guindastes para o mercado nacional. Com o aumento da produção, o quadro de funcionários deverá ser ampliado dos atuais 180 para 380 empregados até o final de 2011, segundo a empresa. A Sany planeja vender cerca de 850 máquinas apenas no primeiro semestre deste ano. Com capacidade para produzir até 100 máquinas/mês, a fábrica produz no sistema de CKD. Mas há planos para nacionalizar a produção. O Brasil é considerado um dos principais mercados na estratégia global da Sany e se tornou o quarto País a sediar uma unidade da empresa. O mercado brasileiro de equipamentos pesados para a construção civil cresce em média entre 35% e 40% ao ano.

Os investimentos anunciados pela General Motors são para ampliação e prazo de execução de 2008 a 2012. A montadora produz no complexo industrial de São José dos Campos os modelos Corsa, Meriva, Zafira, Montana, Blazer e S10. Já o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) anunciou US$ 6,52 milhões em uma nova unidade em São José dos Campos. O laboratório Oswaldo Cruz vê investimentos de US$ 2,52 milhões em ampliação,.

Os investimentos anunciados para São José dos Campos representam 62% dos US$ 461,9 milhões em anúncios captados pela região administrativa de São José dos Campos. A pesquisa destaca na região US$ 173,8 milhões anunciado pela Novelis, em Pindamonhangaba, para aumento da capacidade produtiva. A unidade produz laminados planos de alumínio a partir da reciclagem de latas de alumínio. A região administrativa de São José dos Campos foi uma das que mais atraiu investimentos nos primeiros seis meses de 2010. A pesquisa apontou a retomada dos investimentos no Estado de São Paulo  e identificou anúncios de 251 empreendimentos no Estado de São Paulo, que somam US$ 12,6 bilhões.