27/11/12 10h40

São José dos Campos apresenta projeto de implantação de metrô de superfície

AgoraVale

Foi apresentando no fim da tarde de segunda-feira (26) na sede do Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento) o projeto de construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em São José dos Campos.

De acordo com informações passadas pelo Ipplan, foram dois anos de estudos para avaliar os benefícios da instalação do novo meio de transporte público, que deve ser implementando na cidade até 2030. O volume de passageiros que passarão a usar transporte público na cidade saltará de 330 mil para 495 mil. O cálculo da capacidade de suporte do sistema de circulação foi desenvolvido pelo arquiteto Candido Malta Campos Filho.

O VLT terá 94 quilômetros de extensão e a previsão é construir 8 linhas que ligue todas as regiões da cidade de São José dos Campos, a primeira delas faria a ligação da zona sul com a região central, passando pela Av. Andrômeda. As outras linhas cruzariam a zona leste, norte e oeste, Estrada Velha, Av. Astronautas e região central.

Com custo de R$ 1,1 bilhão, a obra só será possível com o auxílio de verbas do governo federal, o projeto foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

O prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury, espera que a população consiga usar o VLT em quatro anos. Mas para isso ser concretizado, precisa ser aprovado pela próxima gestão, do petista Carlinhos de Almeida.

O projeto já está protocolado desde agosto no Ministério das Cidades e está em processo de análise.