26/10/11 18h10

São Carlos avança como polo de voo não tripulado

Folha de S. Paulo

MERCADO ABERTO

A prefeitura de São Carlos anunciou ontem que será instalada no município a produção de Vants (Veículos Aéreos Não Tripulados) da empresa brasileira XMobots. A chegada decorre da fusão com outra brasileira, a AGX Tecnologia.

"Estamos fundindo as áreas de pesquisa e desenvolvimento", diz Adriano Kancelkis, diretor-presidente da AGX e do novo grupo. A transferência da fabricação representa mais um passo para a formação de um polo da tecnologia no Brasil, segundo o executivo. Além da segurança, o produto tem como alvo os negócios agrícolas e ambientais. "O mercado envolve tudo o que se pode fazer com uma câmera no alto, como fotografar uma região, avaliar desmatamento, segurança pública e satélite", diz Roberto Ferraz, sócio da XMobots.

Os Vants têm eficiência superior aos aviões tripulados devido ao peso menor, que pode ser substituído por mais combustível e elevar as horas de voo, segundo Ferraz. A nova empresa produzirá aeronaves não tripuladas, sistemas embarcados, como piloto automático, sistemas de controle, softwares para gestão de informação, inteligência computacional e outros. A estimativa é gerar 500 empregos no próximo ano.