29/07/13 15h31

São Caetano quer atrair empresas nas áreas de serviço e tecnologia

ABCD Maior

Atrair empresas cujos produtos e serviços tenham alto valor agregado e necessitem de mão de obra  especializada, modernizar a administração pública e fortalecer os empreendimentos já instalados. Essa é a meta da Sedert (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações de Trabalho) para os próximos três anos e meio.

O diretor de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, Arnaldo Gonzalez Xavier explicou que na modernização da máquina pública, há todo um esforço para que os serviços sejam desburocratizados e citou como exemplo o programa Via Rápida, em parceria com o governo estadual, que possibilita a abertura de uma nova empresa em até cinco dias úteis.

"Antes era necessário comparecer a diferentes órgãos públicos para abrir um negócio formal e a demora era grande. Agora, se a empresa for de baixo risco, a documentação pode sair quase que imediatamente. Todo o processo é feito em um único lugar, o Atende Fácil", afirmou Xavier.    O Via Rápida começou a funcionar em maio deste ano e já recebeu cerca de 950 processos, sendo 140 para abertura de novas empresas.

A cidade também permite ao empreendedor acompanhar online todo o processo de emissão de alvará por meio do SIL (Sistema Integrado de Licenciamento).    Pouco espaço - Com pouco espaço territorial e sem terrenos livres, a solução é explorar o que o município tem de melhor - mão de obra qualificada, bom sistema educacional, qualidade de vida e proximidade com a Capital e Porto de Santos -, para atrair empreendimentos da área de serviços e de tecnologia.    Algumas empresas, aliás, ocupam pouco espaço físico, mas são consideradas de grande porte por conta do faturamento e da receita que geram.

Um exemplo disso são os call centers, que num único edifício podem empregar milhares de pessoas. Por isso, a Prefeitura realizou um estudo com a participação do segmento, que viabilizou a redução da alíquota de ISS (Imposto Sobre Serviços) de 5% para 2%.

"Havia o risco de não atrairmos novos empreendimentos e ainda perdermos os já instalados. Foi feito um levantamento sobre expectativa de crescimento para termos certeza de que a diminuição do imposto não acarretaria em queda de receita. O setor de call centers é importante porque usa muita tecnologia, compra muito, realiza muitos negócios, gera empregos e tributos". Atende Fácil dá suporte aos empresários.

O Atende Fácil é uma espécie de poupatempo municipal localizado na esquina das ruas Baraldi com Major Carlo Del Prete. Além de atendimento ao munícipe em geral, o local conta com um espaço dedicado às empresas, o Espaço Investe São Caetano, que oferece os mais variados serviços.    Ali é possível abrir uma empresa de forma desburocratizada, obter crédito por meio do Banco do Povo Paulista, BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) ou pela Agência de Fomento do Estado de São Paulo, informações sobre normas da ABNT, entre outros. Não por acaso, no primeiro semestre fez mais de mil atendimentos a empresários.

Outro departamento localizado no edifício do Atende Fácil é o Cemeq (Centro Municipal de Emprego e Qualificação) que faz a aproximação de quem procura emprego com quem está em busca de mão de obra.    O Cemeq, inclusive, desenvolve um trabalho de mapeamento da escassez de mão de obra em parceria com empresas e entidades patronais para capacitação de profissionais. O mais recente foi com o Sescon (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo), que possibilitou a qualificação de 40 jovens.

"Qualificamos esses jovens de forma gratuita. Agora, queremos reproduzir isso dentro de outros setores", disse Arnaldo Gonzalez Xavier, diretor de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho.