11/07/16 15h24

São Bernardo sedia Congresso Brasileiro de Turismo Industrial

Iniciativa aumenta relacionamento entre as empresas instaladas na Região com o público interessado

ABCD Maior - São Bernardo do Campo

Reconhecidas como palco de lutas históricas trabalhistas e pelo desenvolvimento regional, as indústrias instaladas no ABCD também atuam como roteiro turístico há três anos. Diante desta trajetória e com o objetivo de expandir as atuações, a Região sediará o Congresso Brasileiro de Turismo Industrial nos dias 14 e 15 de julho, no Senac de São Bernardo.

A iniciativa do Consórcio Intermunicipal, em conjunto com a Agência de Desenvolvimento Econômico, conta com palestras e visitas às empresas Volkswagen, Mercedes-Benz, Wheaton Brasil e Masipack, todas gratuitas, desde que os interessados realizem inscrições prévias. As vagas são limitadas.

A Mercedes-Benz participa da iniciativa desde 2014 e já recebeu cerca de 280 visitantes em sua linha de produção.

O turismo industrial consiste em visitas monitoradas a uma empresa, aberta para diferentes públicos, desde estudantes e munícipes, até empreendedores com interesses em conhecer técnicas e processos industriais. As visitas podem ser agendadas através do portal www.turismoindustrialsbc.com.br.

A cidade de São Bernardo concentra estas atividades regionalmente e já levou mais de três mil visitantes às fábricas parceiras. O Grupo de Trabalho Turismo do Consórcio busca expandir a proposta para outras cidades da Região.

Para o secretário-executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico, Giovanni Rocco, é importante estabelecer relações de confiança entre empresa, população e a gestão pública. “Precisamos valorizar nossas indústrias e divulgar o potencial da Região, além de permitir que as pessoas se apropriem de um patrimônio regional e reconheça as atividades vizinhas”, disse.

Integração

O presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), lembrou que o turismo industrial em curso no ABCD tem recebido delegações de fora da Região, de outros estados e até mesmo internacionais.

“Creio que a nossa Região, neste aspecto, tem potenciais ainda pouco explorados, partindo do turismo industrial, mas com a intenção de agir em conjunto a outros segmentos, como as belezas naturais, a represa Billings, a proximidade com as praias da Baixada, o turismo religioso e histórico. Todos que representam um potencial vasto de desenvolvimento no turismo”, disse.

Empresas

Com a abertura das empresas para o público conhecer o tradicional "chão de fábrica", o retorno positivo é imediato. Na Mercedes-Benz, por exemplo, o início das visitas monitoradas ocorreu em agosto de 2014 e cerca de 280 pessoas já percorreram a linha de produção de caminhões, chassis de ônibus e agregados da marca. “É uma oportunidade para a empresa se aproximar das comunidades, estreitar sua relação e até mesmo ter contato com novos talentos”, apontou a Comunicação Corporativa da Mercedes.

A Masiplack, empresa especializada em equipamentos de embalagem, instalada em São Bernardo, recebeu a primeira turma de visitantes em outubro do ano passado, composta por estudantes, engenheiros de diversas área e profissionais das empresas que atuam nos mercados atendidos pela indústria.

“Podemos definir três pilares básicos de importância desta ação, como o aumento do contato entre empresas e profissionais relacionados com o nosso mercado; o fortalecimento da imagem da empresa para com a sociedade; e a aproximação com órgãos, associações e entidades públicas”, afirmou Kim Iegoroff, responsável pelo marketing da Masiplack.

Já a Wheaton Brasil, fornecedora de embalagens de vidro para os segmentos de perfumaria, cosméticos e farmacêutico, foi a primeira empresa a aderir ao Turismo Industrial de São Bernardo e recebeu 461 pessoas da Região, do País e até estrangeiras para a troca de experiências.

"A principal importância é a fixação da imagem da empresa junto a comunidade local, regional, estadual e nacional. Pois, como atuamos em "business to business", a Wheaton não é muito conhecida pelas pessoas, até mesmo do entorno de sua planta fabril. Com o Turismo Industrial, a Wheaton conseguiu ganhar maior visibilidade, e já sente o retorno dessa relação mais próxima com as pessoas, reforçando a sua imagem e a de seus produtos", informou a empresa por meio de nota.

Congresso Brasileiro de Turismo Industrial

Data: 14 e 15 de julho, das 7h30 às 18h

Local: Senac São Bernardo do Campo (avenida Senador Vergueiro, 400 – Centro)

Inscrições: www.sp.senac.br/sbc.