08/07/15 14h42

São Bernardo é a segunda maior cidade do Estado em investimentos

Município ultrapassou Guarulhos e Campinas com gestão Marinho e só fica atrás da Capital

ABCD Maior

São Bernardo é a segunda cidade do Estado de São Paulo que mais realizou investimentos nos últimos anos, como aponta levantamento realizado pela Secretaria do Tesouro Nacional. Desde 2009, quando teve início o levantamento Fimbra (Finanças Municipais do Brasil), até 2013, o município destinou mais de R$ 2,1 bilhões em obras e intervenções em mobilidade urbana, entre outros. Desde que passou a ser administrada por Luiz Marinho (PT), em 2009, São Bernardo saiu da quarta colocação quando o assunto é investimento e, agora, fica atrás apenas da Capital.

Os recursos aplicados, de acordo com o relatório, são provenientes de receitas tributárias arrecadadas diretamente pelas prefeituras e de transferências correntes e voluntárias que recebem da União e dos estados.

No primeiro ano de gestão do prefeito Luiz Marinho (PT), em 2009, que contou com orçamento de R$ 1,6 bilhão, R$ 212,9 milhões foram destinados para investimentos. Naquele ano, a cidade ficava atrás de Guarulhos e Campinas, além, claro, da cidade de São Paulo. Em 2010, a quantidade de recursos para investimentos teve um salto, chegando a R$ 335,7 milhões.

Durante os anos seguintes os investimentos continuaram a aumentar e, em 2011, São Bernardo ultrapassou Guarulhos, quando o município administrado por Marinho atingiu a marca de R$ 576,3 milhões em intervenções. Em 2012 o total de investimentos foi de R$ 524,6 milhões, e em 2013, de pouco mais de R$ 502 milhões.

De acordo com a Administração, o governo federal é o grande apoiador dos investimentos. Nos últimos anos, dos mais de R$ 2 bilhões investidos, 26,4% são provenientes da União, com verbas do PAC e do Minha Casa, Minha Vida, por exemplo. O Estado colaborou com apenas 3,4% e a própria Administração investiu 42,2% do total. Operações de crédito ainda levantaram 27,8% dos aportes.

“É preciso lembrar que São Bernardo é a quinta cidade do País com melhor índice de investimento. Fizemos uma avaliação para conhecermos as demandas da cidade e tudo isso foi planejado. Apresentamos projetos e conseguimos transformar nossa cidade. E este planejamento vai além da gestão do prefeito. O PPA prevê grandes investimentos até o ano de 2017”, avalia a secretária de Orçamento e Planejamento Participativo, Nilza de Oliveira.