Santos recebe Caravana Jovem Aprendiz Paulista para mobilizar pequenos negócios da região
Iniciativa do Governo do Estado apresentou a empreendedores as vantagens na contratação de jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho; região tem cerca de 120 mil micro e pequenas empresas aptas a aderir ao programa
Secretaria de Desenvolvimento Econômico de SPNa última segunda-feira (4), a cidade de Santos foi palco da Caravana Jovem Aprendiz Paulista, uma iniciativa que busca mobilizar e apresentar aos micro e pequenos empresários os benefícios da contratação de aprendizes. O evento, realizado na Associação Comercial de Santos, contou com a presença de importantes figuras, como Mauro Sanmarco, presidente da entidade, Márcio Shimomoto, presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), e Selley Sotorino, secretária de Economia Criativa, Empreendedorismo e Turismo de Santos, representando o prefeito Rogério Santos, além de outras autoridades.
A secretária-executiva da SDE, Juliana Cardoso, participou remotamente da caravana e reforçou os objetivos do programa Jovem Aprendiz Paulista, destacando os benefícios que ele traz tanto para os jovens quanto para os empresários. Segundo ela, o programa visa gerar empregos para jovens de 14 a 24 anos, utilizando a lei da aprendizagem e contando com todo o apoio do Governo do Estado. Ao direcionar esses aprendizes para o mercado de trabalho e oferecer a oportunidade de conquistarem sua autonomia financeira, há um grande potencial para transformar completamente a trajetória desses jovens.
A secretária ressaltou que o programa é uma ferramenta de transformação social, alinhada à visão do governador Tarcísio de Freitas, e que pode mudar o futuro dos jovens que necessitam do primeiro incentivo para ingressar no mercado de trabalho.
De acordo com dados da Jucesp, na região de Santos há 119.287 pequenos negócios classificados como Micro Empresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP) que podem aderir ao programa Jovem Aprendiz Paulista. Somente no município de Santos, são mais de 40 mil pequenas e micro empresas.