23/05/07 13h42

Santos prevê triplicar capacidade até 2022

Valor Econômico - 23/05/2007

Para enfrentar o desafio do crescimento da economia, o porto de Santos começa a desenvolver uma agenda de trabalho, com projeções para até 2022, capaz de elevar as áreas operacionais e locais de atracação de navios em mais de 100% e quadruplicar a carga movimentada em relação aos 81 milhões de toneladas previstas para 2007. Obras em andamento e projetos para serem licenciados levariam o porto a uma capacidade de 350,3 milhões de toneladas em 15 anos. A fatura das obras é calculada em US$ 2,7 bilhões, maior parte oriunda do setor privado atraído principalmente pela movimentação de contêineres e granéis líquidos. Neste último caso, o etanol. Nos últimos quatro anos, Santos apresentou uma expansão equivalente a 40,7% no seu volume de cargas, ante um crescimento do PIB de 13,9 %, certamente turbinado pelas transações da balança de comércio do país, que avançaram 127% no quadriênio. Nesse ritmo, em que o comércio exterior e também a cabotagem crescem muito acima do PIB, os portos e com ênfase o de Santos são pressionados a se desenvolverem operacionalmente. O volume de mais de 350 milhões de toneladas que colocará Santos entre os maiores terminais do mundo, tende a provocar novos investimentos também no sistema rodo ferroviário regional e a aplicação de novas logísticas, a exemplo de um alcoolduto, unindo regiões produtoras de cana-de-açúcar do interior paulista ao terminal de Santos. As projeções da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) não levam em conta a infra-estrutura para apoio aos serviços da bacia de Santos que a Petrobras explora no litoral de São Paulo, embora já esteja previsto que será instalada na margem esquerda.A área oficial do denominado porto organizado de Santos hoje é de 7,7 milhões de metros quadrados, com cerca de 12 quilômetros de cais. Há 61 berços de atracação, dos quais 11 inoperantes, e mais seis fora, sendo cinco da Cosipa e um da Fosfertil. As projeções de acréscimo da Codesp chegam a mais 16,6 quilômetros de cais, correspondentes a uma área de 8,3 milhões de m² , a maior parte na margem esquerda do porto, que abrange a parte continental dos municípios de Santos e Guarujá.