12/07/07 11h47

Santos prepara implantação de pólo tecnológico

Valor Econômico - 12/07/2007

Um contrato para manutenção dos 28 portais de acesso ao porto de Santos, com utilização de empresa ligada à tecnologia da informação (TI), torna-se o embrião da criação de um pólo para o desenvolvimento desse setor na região metropolitana da Baixada Santista. Em Santos há pelo menos cinqüenta empresas especializadas no ramo digital, que poderão integrar o Arranjo Produtivo Local (APL) de Tecnologia da Informação e Comunicação. As bases do APL foram lançadas ontem pela união de entidades públicas e privadas, a Associação Comercial de Santos, que atuará como gestora da iniciativa em formação, o Sebrae, Ciesp, Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) e a Prefeitura de Santos. A proposta de especializar Santos na oferta de serviços na área de TI tomou por base a expansão das operações portuárias, inclusive de transportes e o comércio exterior em geral, que estão centralizando na região decisões de logística. Segundo o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa (PMDB), a cidade vai ampliar sua gama de atividades básicas, que além de porto e turismo contará com a especialização em TI. A região metropolitana da Baixada Santista, com nove municípios, tem uma população de cerca de 1,5 milhão de pessoas e 16 entidades universitárias. O primeiro contrato da nova entidade foi entre a Associação Profissional dos Usuários dos Portos do Estado de São Paulo (Apupesp), incumbida pela Codesp da manutenção de equipamentos exigidos pelo ISPS Code (na sigla em inglês) e a Santos Telecom. Além de serviços de limpeza dos portais de acesso, haverá fornecimento de equipamentos e serviços de software.