29/02/08 11h55

Santos ganhará novo terminal de passageiros até 2010

Valor Econômico - 29/02/2008

Um novo terminal de passageiros, marinas e áreas de lazer para turistas estão entre os equipamentos que serão instalados numa área de 43 mil metros quadrados numa área considerada nobre no porto paulista de Santos. Um convênio foi assinado ontem entre a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e a prefeitura local. O ato descarta, de vez, a utilização da área para fins operacionais, muito cobiçada por grupos que operam com terminais de contêineres, por conta de sua localização próxima ao Sistema Anchieta-Imigrantes.  O ministro Pedro Brito, dos Portos, garantiu que a nova finalidade, que terá participação exclusiva do setor privado, também gerará receitas para a Codesp. Ele comparou a iniciativa à existente no porto de Barcelona (Espanha), na qual a autoridade portuária catalã obtém a maior parte de suas receitas de um complexo turístico-portuário. "Há demanda em Santos para um novo terminal de passageiros, basta apontar que em um só dia nesta temporada houve um afluxo de cerca de 30 mil pessoas em torno de navios de cruzeiro que aqui aportaram", disse Brito. O ministro espera que até 2010 o novo projeto esteja implantado. Em 90 dias, segundo o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa (PMDB), estará concluída a formatação inicial do projeto. Pela legislação em vigor, a área continuará a pertencer à União, que terá de realizar licitação pública para sua exploração, mesmo não sendo para fins exclusivamente operacionais.