Santos Export visitará Porto de N.York e N. Jersey
Complexo marítimo prepara expansão de sua infraestrutura
A TribunaOs projetos do principal complexo portuário da costa leste dos Estados Unidos, o de Nova York e Nova Jersey, para receber navios de maiores dimensões e seus planos para melhorar sua logística e otimizar a integração com a cidade de Nova York, a capital do mundo ocidental, serão conhecidos por empresários e autoridades do Porto de Santos nesta semana, quando vão realizar uma visita técnica ao complexo norte-americano.
A viagem complementa a programação deste ano do Santos Export - Fórum para a Expansão do Porto de Santos, organizado pelo Grupo Tribuna e a Una Marketing de Eventos. Essa edição do seminário, a 14ª, foi realizada nos últimos dias 19 e 20 de setembro, no Mendes Convention Center, na Cidade.
A visita ao complexo de Nova York e Nova Jersey terá início na manhã de quarta-feira (26), quando o grupo será recebido na sede da autoridade portuária, em Newark, Nova Jersey. Em reunião com executivos da companhia norte-americana, a equipe brasileira será apresentada a planos de dragagem, ações para aumento da intermodalidade e projetos de sustentabilidade locais.
Criada em 1921 pelos governos estaduais de Nova York e Nova Jersey, a autoridade portuária administra as operações dos terminais do complexo e cuida de sua infraestrutura. Entre seus mais recentes projetos, estão o aprofundamento de berços e do canal de navegação e a modernização de seus terminais de contêineres, com a implantação de novos acessos ferroviários. As medidas visam preparar as instalações para a vinda de navios de maiores dimensões.
Nesse sentido, a gestora do porto tem trabalhado no aumento da altura da Ponte Bayonne, que cruza o canal de navegação. Apenas neste ano, seu orçamento prevê investimentos de US$ 175 milhões apenas em infraestrutura portuária. Se somados os recursos que serão destinados a outras áreas de atuação, a cifra chega a US$ 3,5 bilhões.
A companhia também tem ações para reduzir os impactos ambientais de suas operações e proteger as instalações do aumento do nível do mar previsto para este século.
A autoridade portuária ainda é responsável por administrar boa parte do sistema de transportes da cidade de Nova York, incluindo túneis, um terminal rodoviário, um serviço de trens e cinco aeroportos (quatro deles internacionais).
A programação da viagem prossegue na quarta-feira com uma visita ao GCT Bayonne Marine Terminal, instalação especializada na movimentação de contêineres, em Nova Jersey.
Na quinta-feira, estão previstos encontros com consultores, para debater o impacto do aumento do nível do mar nos portos e novas tecnologias para a movimentação de contêineres.
Na sexta-feira, último dia da viagem, haverá uma visita à área portuária de Nova York.