20/08/18 13h03

Santos Dumont inspira projeto de veículo aéreo da Embraer e Uber

O Vale

Pai da aviação é protagonista de vídeo institucional da EmbraerX, espécie de startup da fabricante dedicada a projetos inovadores de mobilidade que transformem o transporte, como o de um táxi aéreo urbano com a Uber

Os projetistas imaginam o veículo aéreo que resolverá os congestionamentos nas grandes cidades. Eles pensam na melhor forma da aeronave, que deve inovar no transporte e respeitar as limitações da mobilidade urbana.

Há um impasse criativo. Até que surge, para inspiração dos engenheiros, a figura do pai da aviação: Alberto Santos Dumont (1873-1932), cujas criações miravam o benefício do mundo inteiro.

A cena faz parte de um vídeo institucional da EmbraerX, espécie de startup da fabricante criada para desenvolver negócios inovadores na área da mobilidade.

Em parceria com a Uber, a organização está desenvolvendo um táxi aéreo urbano, cujo conceito foi apresentado em maio deste ano. Trata-se de um veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL , na sigla em inglês).

Segundo a Embraer, a aeronave atenderá "passageiros em um ambiente urbano, com base em segurança, experiência do passageiro, acessibilidade econômica e com baixo impacto para as comunidades, em termos de emissões e ruído".

"Estamos desenvolvendo soluções para trazer transporte aéreo sob demanda para áreas urbanas e assim melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas. Nossa colaboração com as principais partes interessadas irá acelerar a chegada desse novo ecossistema", disse Antônio Campello, presidente e CEO da EmbraerX.

A organização está sediada em Melbourne, na Flórida, nos EUA, com equipes de inovação estabelecidas no Vale do Silício e em Boston, integradas com a engenharia da Embraer no Brasil.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

E não é apenas no desenvolvimento de produtos que a Embraer busca inovar. A empresa passou a contar com inteligência artificial para encontrar talentos.

O projeto piloto deu-se na seleção de estagiários de nível superior, com 17 mil inscritos e 650 selecionados, dos quais 462 foram aprovados para entrevistas (71%) e 172, contratados. Antes, a média de aproveitamento era inferior a 20%.

A novidade ocorreu em parceria com a startup Gupy, que desenvolveu um software de recrutamento inteligente. A meta da Embraer é expandir a seleção para todas as ações de contratação de empregados.

Por isso, a mesma plataforma de IA está sendo utilizada agora pela primeira vez no processo seletivo do PEE (Programa de Especialização em Engenharia), mestrado da Embraer em parceria com o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), de São José..