17/06/10 14h40

Santos Brasil prevê ampliar movimento de contêineres

Valor Econômico

A Santos Brasil, principal terminal de contêineres do porto de Santos (SP), vai crescer dois dígitos em 2010 depois de amargar queda de 16,2% nos volumes de carga realizados no ano passado. O plano da empresa é de que o número de contêineres movimentados totalize 1,23 milhão de TEUs (contêiner equivalente a 20 pés) este ano, com crescimento de 13,4% sobre os cerca de 1 milhão de TEUs de 2009. O crescimento deve continuar em 2011, diz Antonio Carlos Sepúlveda, presidente da Santos Brasil.

O executivo, que assumiu o cargo em março, afirma que a empresa está atenta a oportunidades de investimento que possam surgir a partir da realização de licitações de novas áreas portuárias pelo governo federal. "Em contêineres, vamos participar de todos os processos", diz Sepúlveda. O plano, segundo ele, é crescer em contêineres por meio de aquisições, de novos projetos a serem desenvolvidos e do que ele chama de "integração vertical" da cadeia logística. É a prestação de serviços logísticos e de armazenagem para os clientes. A estratégia indica que a Santos Brasil não está parada apesar da disputa societária que envolve os principais acionistas da holding que controla a empresa, a Santos Brasil Participações (SBPar). De um lado, está o grupo Opportunity, de Daniel Dantas, e do outro, o grupo Multi, de Richard Klien. A briga é pelo controle da empresa.

Ele afirma que o conselho de administração da Santos Brasil, formado por nove integrantes, três dos quais independentes, continua a avaliar normalmente os planos apresentados pela diretoria. Este mês a SBPar divulgou comunicado confirmando a emissão de debêntures simples de R$ 100 milhões (US$ 55,6 milhões) em operação que já havia sido aprovada em reuniões anteriores. Os recursos se destinam a reforçar o caixa e fazer investimentos nas controladas pela SBPar.

Sepúlveda acredita que é possível manter ao longo do ano o desempenho registrado no primeiro trimestre, quando o movimento de contêineres da Santos Brasil cresceu 13,1% sobre igual período de 2009. Ele afirma que de janeiro a março a empresa movimentou menos contêineres vazios do que no mesmo trimestre de 2009, o que significa maior receita para a empresa. "A importação está aumentando e a exportação também está crescendo", compara.

Os dados do Ministério do Desenvolvimento (Mdic) mostram que de janeiro até a segunda semana de junho as exportações cresceram 28,5% na média por dia útil, enquanto as importações expandiram-se 44,2%. Outra boa perspectiva em Santos, segundo Sepúlveda, é que a dragagem do canal de acesso e do estuário permitirá que navios maiores escalem o porto, o que vai refletir em ganhos de produtividade e menores custos.