Santo de casa
Folha de S. PauloA francesa Saint-Gobain conseguiu reduzir em 20% seus custos em dólar, ao deixar de importar insumos e reajustar as formulações dos produtos que a empresa fabrica no Brasil.
A desvalorização progressiva do real desde 2015 contribuiu diretamente para a substituição de importações.
"Como lidamos com materiais pesados, o que torna a exportação mais difícil, produzimos basicamente para o mercado local", afirma Thierry Fournier, presidente da multinacional para Brasil, Argentina e Chile.
A companhia vai inaugurar na terça-feira (19), em Capivari (a 137 km de São Paulo), um centro de pesquisas de materiais, o oitavo do grupo em atividade no mundo. A estimativa é de um investimento de R$ 55 milhões.
"O complexo será especializado em desenvolver produtos de construção e aplicações industriais feitos para a demanda local."
O que é vendido no país hoje precisa ser adaptado ao clima local, diz Fournier. Com o avanço das pesquisas, o mercado brasileiro poderá receber lançamentos mais rapidamente.
170 mil
é o total global de funcionários do grupo, 17 mil deles no Brasil
57 fábricas
tem a multinacional no país; na América do Sul, são 70 unidades
66
é o número de países em que a companhia francesa opera