01/09/08 10h25

Santa Catarina investe US$ 18,5 milhões e sofistica atendimento na Paulista

Valor Econômico - 01/09/2008

O Hospital Santa Catarina, com as contas no azul, investe fortemente em procedimentos de alta complexidade nas áreas de neurologia, oncologia, cardiologia, ortopedia, materno-infantil e em cirurgias minimamente invasivas. A estratégia de apostar nessas seis especialidades é a forma encontrada para concorrer com as operadoras de saúde que estão construindo cada vez mais hospitais próprios. "A rentabilidade (das seis áreas selecionadas) é maior e não é prioridade para os planos de saúde em seus hospitais", diz Fábio Tadeo Teixeira, diretor-executivo do Hospital Santa Catarina, que pertence à entidade filantrópica Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC). Neste ano, o Hospital Santa Catarina investirá R$ 30,2 milhões (US$ 18,5 milhões) para ampliar suas instalações, comprar equipamentos e treinar pessoal. Desse valor, quase metade está sendo destinada às áreas de alta complexidade. Ao contrário da maioria dos hospitais, o Santa Catarina quer baixar a sua taxa média de ocupação dos atuais 80% para até 70% nos próximos 12 meses. Para esse ano, a previsão é que a receita líquida some R$ 243 milhões (US$ 149,1 milhões) contra os R$ 218 milhões (US$ 113 milhões) registrados em 2007. Outro projeto em andamento é a construção de uma torre de dez andares no próprio terreno do hospital, na avenida Paulista, em São Paulo. A idéia é erguer consultórios para médicos do Santa Catarina. Os profissionais que reverterem atendimentos ao hospital terão descontos gradativos no aluguel dos consultórios. As obras, orçadas em R$ 20 milhões (US$ 12,3 milhões), dependem da aprovação da Prefeitura.