25/11/24 14h16

Sandvik e Senai-SP fecham parceria na reciclagem de metal duro

Usinagem Brasil

A Sandvik Coromant fechou parceria estratégica com o Senai-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo) com objetivo de combinar de tecnologia de ponta com educação de alta qualidade, promovendo a sustentabilidade por meio de práticas avançadas de reciclagem.

Pelo acordo, a Sandvik Coromant coletará periodicamente os resíduos de metal duro gerados pelas escolas da instituição instaladas no estado. Em troca, fornecerá ao Senai-SP determinadas pastilhas de metal duro de sua fabricação. Esta iniciativa visa reduzir o impacto ambiental ao mesmo tempo em que abastece os alunos e a instituição com as ferramentas e o conhecimento para adotar práticas sustentáveis em suas futuras carreiras.

“Esta parceria representa um avanço significativo, especialmente na área de reciclagem. Ao combinar a expertise educacional do Senai-SP com a liderança tecnológica da Sandvik Coromant, impactaremos positivamente o aprendizado dos alunos e o meio ambiente”, comenta Claudio Camacho, vice-presidente de Vendas para América do Sul e Central da Sandvik Coromant.

Um dos pilares da parceria é a introdução de um programa de reciclagem, projetado para coletar resíduos de metal duro das escolas do Senai em todo o estado de São Paulo. Por meio desta iniciativa, a Sandvik Coromant não apenas ajudará a gerenciar os resíduos de forma responsável, mas também garantirá que os materiais reciclados sejam reintegrados ao ciclo de produção, retornando como ferramentas novas a serem utilizadas pelos alunos do Senai-SP em seu treinamento.

“Estamos entregando caixas para as escolas do Senai em todo o estado de São Paulo para a coleta de metal duro”, detalha Carlos Kenji Takeuti, gerente do Value Center da Sandvik Coromant. “Uma vez que os alunos descartem os resíduos, nós os coletaremos e transportaremos para nosso centro de distribuição. De lá, os resíduos serão enviados para nossa instalação certificada na Áustria, onde serão processados de volta em matéria-prima. Esses materiais retornarão às nossas linhas de produção e serão transformados em novas ferramentas, que eventualmente voltarão para os alunos do Senai-SP usarem em seus estudos.”

A fabricante destaca que este processo economiza energia para ambas as partes e reduz as emissões de dióxido de carbono, alinhando-se aos objetivos globais de sustentabilidade da empresa. Este programa também servirá como uma ferramenta educacional, na medida em que ajuda os alunos a entender a importância das práticas de economia circular e manufatura sustentável.

“Reciclando resíduos de metal duro, estamos não apenas beneficiando a sociedade e o meio ambiente, mas também proporcionando aos alunos do Senai-SP acesso a ferramentas de alta tecnologia”, afirma Takeuti.

 

Fonte: https://www.usinagem-brasil.com.br/60328-sandvik-e-senai-sp-fecham-parceria-na-reciclagem-de-metal-duro/