18/06/08 14h57

SanDisk inicia operação própria no Brasil

Valor Econômico - 18/06/2008

A fabricante americana de memórias para computador SanDisk iniciou, ontem, suas operações no Brasil, como parte de uma estratégia de expansão na América Latina. A companhia já operava na região, incluindo o mercado brasileiro, mas com uma equipe de vendas reduzida, sem presença significativa no varejo. "Nossa projeção é que o ritmo de crescimento no faturamento seja de 5% ao ano nos EUA. Na América Latina, esperamos que a taxa seja de 30%", diz José Roberto Santos, que será o diretor geral da companhia no país. A SanDisk está presente em 300 pontos-de-venda no país. Até o fim do ano, a meta é alcançar 1,7 mil e, no longo prazo, fazer com que a operação brasileira responda por 50% da receita da companhia na América Latina. A unidade brasileira é a primeira a ser criada na região. Junto com o anúncio do início de suas operações, a companhia lançou sua nova linha de produtos, como cartões de memória de alta capacidade para celulares e máquinas fotográficas, pen-drives de até 16 gigabytes (GB) de espaço para armazenamento e seus reprodutores de música em MP3/MP4, com a marca Sansa. O principal desafio para a empresa no país - e na região, de maneira geral - será no segmento de reprodutores de música em MP3 e MP4. Embora a companhia atue também nos mercados de memória flash em pen-drives, de cartões de memória para máquinas fotográficas e de vídeo e para celulares, é nessa área que concorrência será mais forte. "Já estamos presentes, de certa forma, em todos esses outros segmentos. Mas no de reprodutores saímos do zero e corremos atrás de uma grande concorrente, a Apple", diz Santos, que deixou a empresa de Steve Jobs para assumir o comando da SanDisk. Segundo dados da consultoria IDC, a Apple tem 65% do mercado de reprodutores de MP3/MP4 e a SanDisk aparece em segundo lugar, com 23%. A SanDisk prevê que boa parte de seus negócios no Brasil virá da venda de memórias para celulares.