04/11/09 11h27

Samsung traz ao país linha de notebooks

Valor Econômico

A disputa pelo mercado brasileiro de notebooks, que já conta com uma infinidade de concorrentes, ganha hoje mais um competidor de peso: a coreana Samsung. A empresa vai juntar-se a uma lista de fabricantes que prometem disputar com vigor a preferência do consumidor neste Natal, e que inclui marcas como Positivo, Hewlett-Packard, Dell, Apple, Lenovo, LG, MSI,Acer, Megaware e Itautec.

Depois de dois anos estudando o mercado brasileiro, a Samsung pretende colocar nas prateleiras dos varejistas, já na semana que vem, cinco máquinas a preços que variam entre R$ 1,5 mil (US$ 872) e R$ 3,6 mil (US$ 2,1 mil).

O mercado de computadores no Brasil vem mostrando um bom desempenho em 2009, principalmente em relação a outros países. As vendas estiveram fracas no primeiro trimestre, mas melhoraram entre abril e junho e continuaram em recuperação no período de julho a setembro, chegando a um acumulado de 7,9 milhões de máquinas vendidas no ano em nove meses, de acordo com dados da consultoria IT Data. No último trimestre, a estimativa é de que sejam vendidos 3,34 milhões de computadores.

O primeiro lote de portáteis da Samsung, com aproximadamente 20 mil peças, será importado da Coreia e distribuído principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país. Segundo Ronaldo Miranda, diretor de produtos de tecnologia da informação (TI) da Samsung, a decisão de importar as máquinas foi tomada para que os equipamentos pudessem estar disponíveis em tempo para o Natal. A importação, no entanto, dará lugar aos equipamentos feitos no Brasil.

Os notebooks serão produzidos na fábrica de Campinas, no interior de São Paulo, onde a Samsung já fabrica monitores e celulares. O plano é de iniciar as atividades em fevereiro, com os primeiros produtos nacionais chegando às lojas em março. A fábrica de portáteis no Brasil será a única da empresa fora da China. Na primeira fase, a produção brasileira será destinada integralmente ao mercado local. Ele não revela o investimento, nem a capacidade de produção da unidade. Miranda afirma, entretanto, que a Samsung pretende se colocar entre os dez maiores vendedores de notebooks do país já em 2010. A entrada no mercado de micros de mesa está descartada.