19/09/11 15h56

Samsung é confirmada e rodovia terá marginal

Jornal de Limeira

A prefeitura finalmente confirmou a vinda da Samsung a Limeira e, após oferecer inúmeros incentivos e benefícios para que empresa se instale na cidade, já começa a trabalhar para cumprir os acordos. Um deles é a construção de uma marginal na via Anhanguera (SP-330).

O anúncio da fábrica da Samsung em Limeira irá ocorrer na terça-feira, às 15h30, no Teatro Nair Bello, que fica no Parque Cidade. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) irá participar do evento. A previsão era de que o anúncio ocorresse no aniversário da cidade. No entanto, dependia da agenda do governador, que fez questão de estar presente na cerimônia.

O Jornal de Limeira apurou que o projeto de construção da marginal está em andamento, já que, atualmente, não existe acesso ao terreno, que fica às margens da via Anhanguera, no sentido interior-capital, numa região próxima à empresa Tatu Pré-Moldados e ao posto Figueira Branca. A administração municipal já estaria em contato com a AutoBAn, concessionária da rodovia, e busca obter as licenças necessárias para a criação desta alça de acesso.

ENERGIA

A prefeitura ainda deverá cumprir algumas exigências da Samsung - como abastecimento de água e fornecimento de energia elétrica. A energia elétrica que a empresa deverá consumir é o equivalente ao fornecimento de luz a 50 mil habitantes. Uma subestação será construída somente para abastecer a multinacional, que tem capacidade de uso de 12 megawatts.

A empresa deverá ser construída em duas etapas e existe a possibilidade de que um segundo prédio dentro do terreno fabrique equipamentos de tecnologia. A unidade principal será voltada à fabricação de produtos da chamada linha branca (eletrodomésticos) - como fogão, fornos de micro-ondas e geladeiras. A multinacional também já teria obtido do Estado incentivos fiscais de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

O JL apurou ainda que cinco empresas, que fabricam componentes usados pela Samsung, também podem se instalar na cidade em terrenos próximos ao da fábrica sul-coreana.

A Samsung pretende erguer na cidade a sua maior fábrica no Brasil. A indústria asiática está com atividades no país desde 1986 e possui plantas em Manaus (AM) e Campinas.