Salus inaugura fábrica e amplia atuação no mercado de aves e suínos
Suínocultura IndustrialO perfil de atuação da Salus, unindo rigorosidade técnica e excelência no atendimento, já é conhecido do setor produtivo de aves e suínos no país. Por isso, o novo momento da empresa é também a principal novidade do setor no quesito nutrição: a Salus iniciou a produção em sua nova fábrica de premixes, núcleos e aditivos utilizados nas formulações nutricionais, para que produtores alcancem o melhor aproveitamento do potencial genético dos animais, de maneira segura e saudável. Empresa jovem com perfil de veterana, a Salus carrega o DNA da nutrição animal, tendo à frente Abílio Tardin, um dos fundadores e executivo com passagens por diversas posições na Indústria: “Conseguimos todas as licenças necessárias, já estamos em operação e plenamente qualificados para fornecer nossa linha de produtos para a nutrição dos mais diversos planteis”.
A nova fábrica, à margem da rodovia SP-340, na cidade de Santo Antônio de Posse (30 km de Campinas), tem posição logística privilegiada, capacidade produtiva de 130 toneladas/turno e completa automação dos controles. “São 356 pontos de controle ao longo de todo o processo de produção, que fornece dados precisos, onde tudo é pesado, registrado e auditável. As chances de erro e contaminação cruzada são minimizadas e a rastreabilidade é total”, explica Ronnie Dari, gerente de desenvolvimento. O meio ambiente também é destacadamente observadonos processos. Todos os pontos que envolvem abertura de embalagens, pesagem, envase e descargas contam com sistemas de captação e disposição de pó.
Demanda e crescimento
O melhoramento genético de aves e suínos trouxe a reboque o aumento das exigências nutricionais dos animais, o que eleva a importância da administração de suplementos para os insumos das rações. Segundo Abílio Tardin, “Os custos de alimentação representam,em média, 60 por cento dos gastos da produção de suínos e até 70 por cento na criação de aves. E esse investimento precisa dar retorno. Por isso, a eficiência dos nossos premixes é fundamental para o nosso cliente. Levamos isso muito à sério na Salus”, explica Tardin.
Para atender a essas novas demandas, a empresa estruturou a nova fábrica com processos que garantem, além de qualidade e segurança, também flexibilidade de atendimento e capacidade de entregar produtos específicos. Por isso, o mapeamento de necessidades do cliente é bem definido: a espécie do animal, idade, fisiológico e o objetivo de desempenho que se almeja. Dessa forma, o produto final pode ser simplificado (conter apenas vitaminas e/ou microminerais) ou possuir maior complexidade, ao incluir outros aditivos como aminoácidos, enzimas, ácidos, edulcorantes, medicamentos, fontes de proteínas, melhoradores de desempenho entre outros. “Muitas vezes nos é transferida esta responsabilidade, de entregar um premix ou núcleo personalizado, de acordo com o queo cliente precisa para seus animais. Este é o objetivo desta fábrica e de nosso trabalho comercial próximo ao produtor”, resume Tardin.
Todos os detalhes técnicos dos processos da nova fábrica revelam, mais do que os investimentos em engenharia e equipamentos, a atenção da Salus em estar responsavelmente presente na cadeia alimentar. Como ilustra o conceito da próxima campanha da marca: “Em qualquer lugar do mundo, a qualidade da refeição começa com uma alimentação animal de primeira”.
Sobre a Salus
Fundada em março de 2011, a Salus cresce aceleradamente no mercado de nutrição e saúde animal, integrando experiência e inovação, quesitos que a tornam cada vez mais reconhecida entre produtores e fornecedores em todo o Brasil. Com sede e nova fábrica instaladas em Santo Antônio de Posse (SP), a filosofia de trabalho da Salus é baseada no profundo conhecimento técnico e forte relacionamento comercial desenvolvido ao longo de anos por seus gestores e técnicos. É desta forma que a empresa conecta os elos do mercado num ambiente de negócios altamente confiável, estabelecendo parcerias eficientes e duradouras. Veja mais em: www.salusgroup.com.br