23/08/22 14h14

Salto de Pirapora é o 9º município da região a aderir ao APL Agro do Parque Tecnológico de Sorocaba

Prefeitura de Sorocaba

O município de Salto de Pirapora aderiu ao Arranjo Produtivo Local (APL) Agro, que está sediado no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), e passa a integrar o grupo junto a outras oito cidades da região: Araçoiaba da Serra, Ibiúna, Piedade, Pilar do Sul, São Miguel Arcanjo, Itapetininga, São Roque e Sorocaba.

O secretário de Esportes, Cultura e Turismo de Salto de Pirapora, César Augusto Santana; e o secretário de Meio Ambiente daquele município, Mauricio Mota, visitaram o PTS, responsável pela gestão do APL Agro, e realizaram a assinatura do termo de adesão ao Arranjo. “Esperamos levar capacitação e governança aos produtores locais. Tenho a certeza de que essa parceria será muito positiva”, declara Nelson Cancellara, presidente do PTS.

Para o secretário de Esportes, Cultura e Turismo de Salto de Pirapora, a expectativa é essa mesma, que a iniciativa proporcione melhorias para os produtores rurais. “Estamos empolgados e acreditamos que fazer parte deste projeto irá contribuir muito para o desenvolvimento da nossa cidade e do setor Agro”, ele ressalta.

De acordo com a consultora de projetos do PTS, Marimar Guidorzi, a adesão do novo município ao APL Agro só fortalece o programa. “Quanto mais municípios e produtores participarem, maior é a competitividade do território e um território competitivo aumenta e melhora resultados para todos, de forma geral”, esclarece.

Salto de Pirapora faz parte da Região Administrativa (RA) de Sorocaba, que, neste ano, apresentou crescimento recorde, de 9,7%, do Produto Interno Bruto (PIB), destacando-se entre todas as outras regiões do Estado de São Paulo, de acordo com dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). Em 2020, o valor do PIB era de R$ 110 bilhões e, em 2021, o valor acumulado chegou a aproximadamente R$ 140 bilhões. Com isso, a região de Sorocaba lidera o ranking de alta do PIB, entre as 16 RAs estaduais, além de superar a média do próprio Estado.

fonte: https://noticias.sorocaba.sp.gov.br/salto-de-pirapora-e-o-9o-municipio-da-regiao-a-aderir-ao-apl-agro/