16/06/23 15h08

Saldo da balança comercial de Piracicaba nos 5 meses foi de US$ 174 milhões, aponta Ciesp

JP O Seu Jornal

O saldo das exportações registradas no período de janeiro a maio deste ano, comparado ao mesmo período de 2022, nas cidades da regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) Piracicaba teve crescimento de 24,9%, passando dos US$1.123 bilhão do ano passado para os atuais US$1.403 bilhão. No mesmo período, as importações registraram queda de 1,9%. A diferença entre exportações e importações resultou no saldo positivo de US$174,6 milhões.

Os principais produtos exportados foram máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos (67%), veículos automóveis, tratores (7,7%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (5,6%).

No período analisado, os principais destinos das exportações de Piracicaba foram Estados Unidos (43%), México (7,6%) e Canadá (4,6%).

Já as importações somaram US$1.229 bilhão, o que significa uma queda de 1,9% frente ao mesmo período do ano passado, que foi de US$1.252 bilhão. Por outro lado, as importações da regional se concentraram em máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos (48%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (14,5%) e veículos automóveis, tratores (13,2%). Por sua vez, as compras da regional tiveram como principais origens Estados Unidos (31%), China (11%) e Chile (7,3%).

"Conforme já informamos anteriormente, superamos a marca de mais de US$1.403 bilhão nos primeiros cinco meses e vamos seguindo firmes, caso consigamos manter os mesmos valores médios a mais de US$1,5 bilhão no semestre, e poderemos chegar novamente aos US$ 3,0 bilhões no final de 2023, porém", avaliou o gerente do Ciesp, Homero Scarso.

Do resultado apresentado das 39 diretorias do Ciesp no Estado de São Paulo, Piracicaba ficou na 6ª posição de valores exportados em dólares, referente ao período analisado de 2023.

A regional do Ciesp é composta pelas cidades de Piracicaba, Águas de São Pedro, São Pedro, Santa Maria da Serra, Charqueada, Laranjal Paulista, Rio das Pedras e Saltinho.

Fonte: https://sampi.net.br/jundiai/noticias/2768178/cidade/2023/06/saldo-da-balanca-comercial-nos-5-meses-foi-de-us-174-milhoes-aponta-ciesp-