08/11/12 10h00

Saipem inicia obras em instituição

A Tribuna

Escola Municipal 1o de Maio, em Guarujá, receberá cursos profissionalizantes da empresa italiana. Serão 192 vagas até o final de 2014

A empresa Saipem do Brasil iniciou as obras na Escola Municipal 1º de Maio, no Jardim Boa Esperança, em Guarujá. A instituição de ensino receberá a partir de fevereiro de 2013 cursos profissionalizantes da companhia italiana. Serão 192 vagas, até o final de 2014, para as modalidades ajudante (montador), eletricista e liderança para supervisores de solda, fabricação e pré-fabricação. A previsão é que a obra esteja terminada até o próximo mês.

Segundo a empresa, o programa visa proporcionar benefícios sociais e econômicos de longo prazo à Baixada Santista, além da capacitação da mão de obra, atua ainda no fomento ao empreendedorismo e no estímulo à inovação e tecnologia. O compromisso, acordado com a Prefeitura Municipal de Guarujá, envolve a reforma da oficina, onde acontecerá o curso de ajudante (montador) e mais quatro salas de aula, incluindo mobiliário e equipamentos.

Uma das salas será multimídia, apropriadamente equipada. A reforma das salas inclui parte elétrica e pintura, além de instalação de ventiladores novos e manutenção dos já existentes.

Os cursos irão atender as demandas do Centro de Tecnologia e Construção Offshore (CTCO) para o cumprimento dos contratos firmados entre a Saipem e a Petrobras.

INVESTIMENTOS
A Saipem vai implantar em um terreno do Complexo Industrial e Naval de Guarujá (Cing) o Centro de Tecnologia e Construção Offshore (CTCO). A instalação da unidade custará, no total, cerca de US$ 300 milhões (valor que inclui o preço pago na compra do terreno de 354 mil metros quadrados), liberados à medida que cada fase der resultados financeiros.

A empresa tem dois contratos firmados com a Petrobras, que visam a implantação de gasodutos na Bacia de Santos. Um deles, o projeto Cabiúnas, consiste na instalação de um gasoduto, com aproximadamente 380 quilômetros de comprimento, que será instalado em profundidades d’água que variam de 0 a 2.230 metros.

O Programa de Implantação Sustentável (PIS) da Saipem prevê a abertura de mil postos de trabalho diretos, criados dentro do programa de investimentos da empresa. Entre as principais funções demandadas pela companhia estão soldadores (muitos deles especializados), montadores industriais, operadores de máquinas e ajudantes.

Trabalhadores especializados também serão demandados, para funções como engenheiro de projeto e dutos, produção, logística e manutenção, qualidade e segurança (QHSE), entre outros. Profissionais da Saipem já visitaram as principais universidades da região para estabelecer acordos de cooperação com essas instituições visando absorver ao máximo a mão de obra local.