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Saint-Gobain testa pára-brisa antiembaçante no Brasil

Gazeta Mercantil- 14/11/2007

A Sekurit, divisão brasileira de vidros automotivos, pertencente ao grupo francês Saint-Gobain, se prepara para lançar no mercado brasileiro o pára-brisa antiembaçante. A nova tecnologia, que foi desenvolvida pela Sekurit na Europa, está sendo testada por quatro montadoras no Brasil. Se o produto for aprovado, passará a ser fabricado na unidade de Mauá, no ABC paulista, para equipar automóveis e caminhões. "Os investimentos necessários para a instalação de modernos equipamentos de montagem vai depender da quantidade de veículos que serão equipados com os novos pára-brisas", disse Manuel Correa, diretor-geral da empresa no Brasil. O pára-brisa antiembaçante já tem grande participação na Europa. Lá o principal cliente da Sekurit é a Ford, que tem de 30% a 35% dos seus modelos equipados com esse pára-brisa. A principal vantagem deste vidro, segundo Correa, é a segurança, já que evita o embaçamento nos dias de chuva. Outra novidade em tecnologia de vidro automotivo da empresa é o vidro laminado. Além de reduzir a incidência de raio ultra violeta no interior do automóvel, este tipo de vidro garante maior segurança, já que não quebra facilmente. Na Europa, o vidro laminado é utilizado há 15 anos nos automóveis. Na Ásia, esse produto tem 10 anos de uso e nos Estados Unidos, 4. A Saint-Gobain Sekurit investe em média US$ 10 milhões por ano na sua fábrica brasileira. Para atender as exigências da indústria automobilística, a empresa investiu em 2004 cerca de € 5 milhões para elevar a capacidade produtiva da fábrica de Mauá, de 1,6 milhão de unidades para 2 milhões por ano (cada unidade equivale a um conjunto de vidro que compõe o carro), e modernizar os processos produtivos.