Saint-Gobain aposta em vagões e navios
Valor Econômico - 16/10/2006
A Saint-Gobain Abrasivos, fundada há seis anos após a fusão de três empresas compradas pelo grupo desde 1990, está apostando no crescimento dos setores naval e ferroviário para conseguir ampliar suas vendas em um momento de estagnação no mercado, que caiu 3 a 5% este ano. A empresa está destinando a maior parte dos seus investimentos de US$ 6,9 milhões este ano para a unidade de Caieiras (SP), onde produz discos de corte e desbaste, usados na fabricação de vagões e na indústria naval. Os produtos também são usados no setor de construção e fundição. A produção terá um aumento de 18% a 20% após a chegada de novos equipamentos no ano que vem, encomendados na Itália. Mais 50 funcionários serão contratados para a unidade até o final do ano. A entrada da Saint-Gobain, tradicional fabricante de vidros, no mercado de abrasivos, ocorreu em 1990, quando adquiriu a americana Norton. Seis anos depois, comprou a Carborundum, também americana. No Brasil, a última aquisição foi a alemã Winter. Desde 1990, foram trinta aquisições de empresas de abrasivos em todo o mundo. Com sede em Guarulhos (SP), a empresa tem hoje oito fábricas no Brasil, cada uma especializada em um tipo de produto.