03/05/23 15h49

Safra de ponkan gera expectativa em Jundiaí

Segundo produtores consultados, a chuva atrasou um pouco a colheita de mexericas, mas não afetou a quantidade e qualidade delas

Jornal de Jundiaí

Os produtores de mexerica ponkan de Jundiaí estão muito satisfeitos com a safra deste ano. A região vem sendo abastecida com frutas de qualidade, e as expectativas são de que ela possa ser vendida com ótimos preços por sua produção.

O produtor Thiago Gabriel Mingotte informou que a quantidade de ponkan desta safra está sendo satisfatória. "Nós, produtores, estamos com expectativas altas. Minha produção é vendida no Ceasa de São Paulo e aqui em Jundiaí. A safra deste ano não caiu em relação ao ano passado e a procura pelas mexericas também está ótima."

Além disso, o produtor cita a satisfação com o tamanho das frutas, que estão maiores e mais cheias. "No ano passado, eu tinha muitas árvores velhas aqui no terreno. Para esse ano, todas são novas. Em questão de produção, tenho 10 mil árvores, que dão em torno de uma caixa e meia a duas por pé, que é a média que um pezinho novo produz."

Além da uva, a mexerica também é um grande atrativo turístico para Jundiaí. Por isso, a produção ajuda a impulsionar a economia local. Thiago ainda destaca que a safra deste ano é um sinal de que os produtores estão trabalhando duro para oferecer frutas de qualidade para os consumidores. "Estou vendendo no valor de R$ 50 a caixa com 20 kg, mas o preço vai cair um pouco, porque esse valor é escolhido sempre para o início de safra. Creio que mais para frente, as mexericas serão vendidas a R$ 30 a caixa de 20 kg. A minha safra vai do mês de maio a final de julho", explica.

Já a produtora Maria Aparecida Guimarães Donato, cultiva 200 pés de mexericas. "Temos um sítio há muitos anos, quase 40. E além das mexericas ponkan, temos laranjas lima e cravo." Em relação aos números do ano passado, comparado com os possíveis deste ano, Maria cita. "Não lembro os números exatos de 2022, mas as vendas sempre ficam em patamares parecidos."

As mexericas e laranjas de Maria, são vendidas nas estradas de Jundiaí e no Terminal Colônia, todas por R$ 1 a unidade. "O preço ajuda na procura. Minha safra vai até junho; e neste mês de maio, já estou com a expectativa alta."

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), informa que, de acordo com o Levantamento Censitário das Unidades de produção Agropecuária do Estado de São Paulo, são 56 propriedades com produção de mexerica em Jundiaí.

Sobre medidas de segurança em relação à qualidade das mexericas, a Prefeitura oferece iniciativas que ajudam na qualidade das frutas, tais como: Programa Fertilidade do Solo, Programa Jundiaí Lugar de Alimento Seguro, Programa Municipal de Subvenção Agrícola e Cavaco.

Já sobre a qualidade da safra 2023, a Unidade informa que a chuva atrasou um pouco a colheita, mas não afetou a quantidade e qualidade. A safra de 2023 está muito parecida com a safra de 2022, segundo produtores pesquisados.

Fonte: https://sampi.net.br/jundiai/noticias/2758267/jundiai/2023/05/safra-de-ponkan-gera-expectativa-em-jundiai