Sabrico investe para ativar expansão
Gazeta Mercantil - 13/11/2006
A mais antiga revenda Volkswagen do País, a Sabrico, fundada em 1941, está renovada e cheia de planos. Depois do ciclo que exigiu US$ 5,3 milhões no período 2003 a 2005, a empresa colocará outros US$ 3,2 milhões até 2007, diz seu diretor-presidente Francisco Valgode. Os recursos serão alocados na expansão da rede Volkswagen da Sabrico, composta por revendas de automóveis e caminhões. Com estimativa de vender 12 mil carros em 2006 (7,5 mil novos o restante seminovos), a Sabrico deverá crescer 26,3% sobre o volume do ano passado, quando vendeu 6 mil veículos novos e 3,5 mil seminovos. O Grupo Sorel chegou aqui em 2001, de início para ficar com 50% do controle da Sabrico - no ano seguinte assumiu o total. Os 100% do negócio custaram US$ 10 milhões aos portugueses. Nos carros, a Sabrico está na capital paulista, com matriz na Marginal Tietê e três filiais, uma dedicada a autos importados. Em 2004, a Sabrico foi responsável por 1,7% das vendas totais de carros VW no Brasil. Em 2006 chegou ao redor de 3% e deverá fechar o ano na casa de 2,5%. Na Grande São Paulo, especificamente, seu market share, já chegou a 14% - colado ao limite de 15% que um grupo pode chegar. Os números projetados pela Sabrico para 2007 - em relação a 2002, quando efetivamente assumiu o controle da empresa - mostram um faturamento total de US$ 170 milhões, 150% de expansão. O maior crescimento virá de veículos seminovos - US$ 48 milhões, 200% acima. O comércio de veículos novos, com US$ 103 milhões, crescerá 145% e para o pós-vendas, com US$ 19,4 milhões, a meta é crescer 110% sobre 2002.