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Sabó inaugura nos EUA sua sétima fábrica no exterior

Gazeta Mercantil - 29/08/2007

A Sabó, multinacional brasileira que produz componentes para a indústria automobilística, inaugurou ontem sua fábrica de sistemas de vedação para automóveis na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, com investimentos de US$ 30 milhões. Esta é a sétima fábrica que a empresa abre no exterior. A primeira foi na Argentina, depois vieram Alemanha, Áustria e Hungria. A decisão de construir uma fábrica de sistemas de vedação para automóveis nos Estados Unidos, segundo Luiz Freitas, gerente de marketing, ocorreu em função da grande demanda que os produtos da Sabó têm naquele país. "Além de atender o mercado local, o objetivo também é estar mais próximo dos centros de decisão", destacou. Também teve grande influência a redução de custos. É que, só para atender à General Motors, a Sabó precisa manter no País um estoque de 900 mil peças. Só para uma aplicação da GM americana, a Sabó do Brasil vende 10 mil peças por dia. Tudo isto exige logística afinada, com perfeição em todas as etapas. E nenhuma delas poderá apresentar defeito, o que ocasionaria a inspeção em todas as que estão na cadeia estendida. Nos Estados Unidos, o maior mercado de automóveis do mundo, a marca Sabó está presente desde 1996, quando passou a fornecer juntas e retentores para a American Axel, fabricante de eixos, que abastece as fábricas da General Motors.. "Esse cliente foi a porta de entrada da Sabó no mercado americano", disse Freitas. Hoje, além da GM, a Sabó fornece seus produtos para a Ford, Cummins, Delphi, TRW, ZF-Sachs, ArvinMeritor e Magna. A novidade da Sabó para os Estados Unidos é a nova junta de metal-borracha, que permite suportar mudanças bruscas de temperatura. Além de fabricar localmente a Sabó brasileira exporta para a GM americana, desde outubro de 2005 e para a Ford Motor Company os embarques começam em 2006. No ano passado, as exportações da Sabó para os Estados Unidos totalizaram US$ 33 milhões e para 2007 a estimativa é que os embarques para aquele país alcancem US$ 40 milhões e cheguem a US$ 100 milhões em 2012, prevê o executivo. Para ser competitiva no mercado mundial, a Sabó investe anualmente US$ 15 milhões - dos quais US$ 11 milhões para aumentar a capacidade e modernizar o parque industrial e US$ 4 milhões em pesquisa e desenvolvimento. Ao todo, desenvolve 300 novos itens de componentes por ano - retentores, juntas, bombas d'água, mangueiras e selos. Com 65 anos de atividades no País e 34 anos de presença mundial no setor automotivo, onde concorre com grandes grupos como a Dana e a Mahle Metal Leve, a Sabó mantém três unidades produtivas na Alemanha, uma na Áustria, uma na Hungria, uma na Argentina e duas no Brasil, na capital paulista e em Mogi Mirim (SP). Além de escritórios comerciais na França, Itália, Inglaterra, China e Japão.