16/05/11 14h38

RV vai da recarga de celular ao jogo on-line

Valor Econômico

A RV Tecnologia, empresa que tem como principal negócio a revenda de créditos para celular, entrou no segmento de venda de créditos para jogos on-line como estratégia de diversificação. A companhia fechou acordo com a Level Up!, que atua na área de jogos, para a venda de cartões pré-pagos e números de identificação pessoal (PINs) para os jogos Grand Chase, Ragnarök e Combat Arms. A expectativa da empresa é atingir 1,5 milhão de usuários de jogos on-line no país em um ano.

O diretor-geral da RV Tecnologia, Valmor Bosi, estima que o mercado brasileiro de créditos para jogos on-line vai faturar entre R$ 500 milhões e R$ 600 milhões (US$ 312,5 milhões a US$ 375 milhões) até 2014 e uma parcela significativa dessas vendas será de usuários de jogos on-line em smartphones. "A entrada nesse segmento tem por objetivo ampliar a oferta de serviços pré-pagos para celular", afirma Bosi. A RV também negocia com outras empresas de jogos on-line a oferta do serviço.  Bosi diz que a meta da RV Tecnologia é alcançar 20% de participação no mercado de venda de créditos para jogos em até dois anos. Para isso, a empresa fez parceria com 16 mil pontos de venda (como bancas de revistas, supermercados e farmácias) em todo o país para a comercialização desses créditos.

A RV Tecnologia é hoje uma das maiores empresas de venda de recarga para celular. A companhia presta o serviço para as operadoras Claro, Embratel, Nextel, Oi, Telefônica, TIM e Vivo. Com a venda de 11 milhões de recargas de celular por mês, a RV Tecnologia tem 8 milhões de clientes ativos e mantém parceria com 24 mil pontos de venda no país. Os créditos são vendidos com cartões pré-pagos e por meio de máquinas de recarga (POS) instaladas nos pontos de venda.

Bosi afirma que a empresa passou por uma rápida expansão no ano passado. Fundada em 2002, a companhia concentrava suas atividades no Rio de Janeiro e no Nordeste. No ano passado, sua direção decidiu expandir o raio de atuação para as demais regiões e fechou parcerias com novas redes de varejo, ampliando o número de pontos de venda de 9 mil para 24 mil. O faturamento da empresa atingiu R$ 1,1 bilhão (US$ 625 milhões), 45% mais que em 2009, com margem Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e a amortização) de 30%.

Para este ano, a companhia estima elevar a receita para R$ 1,6 bilhão (US$ 1 bilhão), graças ao crescimento do mercado de recargas de celular e à entrada da companhia no segmento de venda de créditos para jogos on-line. O diretor da consultoria Teleco, Eduardo Tude, afirma que o mercado de serviços de celular movimentou R$ 65 bilhões (US$ 36,9 bilhões) no ano passado. Desse total, o mercado de recargas de celulares, que tem à frente empresas terceirizadas, movimentou em torno de R$ 20 bilhões (US$ 11,4 bilhões).