Rumo ao interior
Folha de S. PauloA Arcos Dourados, maior franquia do McDonald's e representante da marca na América Latina, quer entrar em mais 11 cidades até o final deste ano, grande parte delas no interior paulista.
A rede prevê 30 novos restaurantes em locais como Bebedouro, Mogi Mirim, Boituva, Penápolis e Caieiras, no Estado de São Paulo, e Rio Verde, em Goiás.
"Levamos em consideração o número de habitantes de um local, mas esse não é o único critério. Renda e fluxo de pessoas também são avaliados ao abrir um ponto do McDonald's", diz Dorival Oliveira, vice-presidente da Arcos Dourados.
Ao se instalar em uma nova localidade, 80% das aberturas são de restaurantes de rua, pois oferecem uma experiência mais completa, segundo Oliveira.
Os únicos Estados em que a rede não está presente são Amapá, Acre e Roraima.
"Antigamente, adiávamos a ida para algumas cidades mais afastadas porque precisávamos um tempo para viabilizar a logística, hoje isso não acontece mais."
Para instalar quiosques de sobremesas ou cafés, a empresa precisa ter um restaurante que viabilize o estoque e a logística, diz Oliveira.