12/11/10 11h40

Rossi acelera lançamentos no trimestre para US$ 823,5 milhões

Valor Econômico

A Rossi Residencial acelerou os lançamentos no terceiro trimestre e colocou R$ 1,4 bilhão (US$ 823,5 milhões) em novos produtos no mercado. Foi mais do que a companhia lançou em todo o primeiro semestre. De janeiro a setembro, lançou R$ 2,3 bilhões (US$ 1,4 bilhão) e a meta para o ano é de R$ 3,3 bilhões (US$ 1,9 bilhão). Em vendas, a empresa atingiu R$ 1,1 bilhão (US$ 647,1 milhões) no terceiro trimestre - 63% acima do ano passado - e R$ 2,8 bilhões (US$ 1,6 bilhão) nos primeiros nove meses do ano, dos quais R$ 2,2 bilhões (US$ 1,3 bilhão) apenas da parte Rossi. Em vendas, no primeiro semestre, a companhia havia ficado em último no grupo das grandes, o chamado primeiro escalão, formado por PDG Realty, Cyrela, MRV, Brookfield e Gafisa, além da própria. A velocidade de vendas da Rossi atingiu 27%. "É o sétimo semestre consecutivo de crescimento", diz Cássio Audi, diretor financeiro e de relações com investidores.

Neste ano, a empresa iniciou um forte trabalho de verticalização de sua estrutura para atender as construções populares - a baixa renda representa 74% dos lançamentos em unidades e 51% em volume financeiro. Passou a fazer fábricas em lugares onde tem vários canteiros. Nesse trimestre, concluiu duas fábricas. Uma na cidade de Serra (ES), onde produzirá estruturas pré-fabricado, com capacidade de construção de mil unidades por ano. Em Manaus, terá uma fábrica de paredes e lajes, com capacidade para 1,2 mil unidades ao ano. Já tem duas fábricas em Campinas, duas no Sul e planeja abrir mais uma no Rio de Janeiro. Nesse trimestre, a Rossi fechou uma joint venture com a Toctao Engenharia para atuar em Goiás. A companhia também abriu um novo escritório no Maranhão e estreou nos Estados do Piauí, Paraíba e Alagoas. "Vamos sair de 80 cidades para 120 até o fim do terceiro trimestre de 2011", diz Audi.