21/05/07 11h24

Romi vai investir US$ 119 milhões

Gazeta Mercantil - 21/05/2007

A Indústrias Romi, uma das maiores fabricantes brasileiras de máquinas e equipamentos, deverá investir R$ 242 milhões (US$ 119 milhões) neste ano para expandir a capacidade de produção. Os recursos são provenientes da captação bruta realizada pela empresa desde sua entrada no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), há um mês, quando disponibilizou 28 mil ações. Especializada na produção de máquinas-ferramenta, máquinas injetoras de plástico, fundidos e usinados - produtos adquiridos principalmente pelos setores automobilístico, agrário e de bens de consumo em geral -, a Romi apurou aumento de 23,8% na receita líquida do primeiro trimestre deste ano, ante igual período de 2006, alcançando R$ 125,7 milhões (US$ 61,8 milhões). O lucro líquido subiu 75%, para R$ 18 milhões (US$ 8,85 milhões). O destaque no trimestre ficou por conta da divisão de fundidos e usinados, que teve um incremento de 47,9% na receita. As vendas da área de máquinas-ferramenta cresceram 23,5% em valor e 45,1% em volume de unidades comercializadas, para 521. O único segmento da Romi que verificou queda nas vendas no primeiro trimestre foi o de máquinas injetoras de plástico, com 13% a menos em número de unidades, mas a recuperação dos preços conseguiu um aumento de 1,7% na receita, na comparação dos trimestres. A alta da demanda no mercado interno e a conquista de novos clientes levaram a Romi a planejar uma estratégia de expansão. Além do investimento de R$ 242 milhões (US$ 119 milhões), a empresa destina recursos para ampliação desde 2005. Em 2005, um investimento de R$ 28 milhões (US$ 11,5 milhões) ampliou em 65% a capacidade de uma das nove fábricas da empresa. Em 2006, mais R$ 22 milhões (US$ 10,1 milhões) aumentaram a área de outra unidade, de 8.400 m para 24.100 m. Essa ação permitiu uma capacidade de produção 30% maior e faz parte dos planos da empresa de unir em uma só área algumas de suas fábricas, espalhadas pelo município de Santa Bárbara d'Oeste, no interior de São Paulo. Com clientes em 35 países, a Romi apurou um aumento de 130% nas exportações do primeiro trimestre deste ano, comparadas ao desempenho do começo do ano anterior. A receita com as vendas externas ficou em US$ 11,3 milhões, dos quais 47% foram resultado apenas das operações nos Estados Unidos, maior comprador da empresa.