15/05/08 11h17

Romi opta por Santa Bárbara D'Oeste para fábrica de US$ 139,4 mi

Valor Econômico - 15/05/2008

Com o objetivo de aproveitar o bom momento do setor automotivo no país, a Indústrias Romi - fabricante de máquinas - confirmou a cidade de Santa Bárbara D'Oeste, no interior de São Paulo, para receber o novo projeto de ampliação de capacidade das áreas de usinagem e fundição. A escolha do município, que concorreu com cidades de Minas Gerais e do Espírito Santo, ocorre cinco meses após a companhia anunciar o plano de investir R$ 230 milhões (US$ 139,4 milhões) para dobrar a produção de fundidos e acrescer 40 mil toneladas à de usinados.  Prevista para começar a operar no primeiro trimestre do ano que vem, a nova unidade da Romi irá fortalecer a presença da empresa no mercado automotivo, hoje de aproximadamente 3%, a mesma participação da Tecumseh, principal concorrente. De janeiro a março deste ano, as vendas da companhia para o setor representaram 19,3% da receita líquida, cerca de R$ 29,4 milhões (US$ 17,8 milhões). Atualmente, a capacidade de produção de fundidos da Romi é de 40 mil toneladas por ano e a de usinados de 25 mil toneladas. O investimento será dividido, com R$ 110 milhões (US$ 66,7 milhões) para a fundição e R$ 120 milhões (US$ 72,7 milhões) aos usinados. Livaldo Aguiar dos Santos, presidente da empresa, diz que o aumento de produção será feito gradualmente. "No primeiro ano serão 10 mil toneladas e chegaremos à capacidade máxima até 2011", explica. Segundo ele, os equipamentos essenciais como pontes rolantes, forno e subestação de energia já foram adquiridos. A nova unidade de fundidos e usinados não faz parte dos investimentos planejados após a migração da Romi para o Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), em abril do ano passado. Na época, a emissão primária de ações rendeu ao caixa da empresa R$ 230 milhões (US$ 119,2 milhões). Santos reafirma que estes recursos serão utilizados em aquisições. "Estamos com alguns projetos em fases avançadas de negociação", revela. O foco das compras da Romi são indústrias que operam com fundidos e usinados, com faturamentos entre R$ 70 milhões (US$ 42,9 milhões) e R$ 300 milhões (US$ 184,1 milhões). Em janeiro, a empresa adquiriu a J.A.C. Indústria Metalúrgica, especializada em sopradores de plástico por R$ 5,5 milhões (US$ 3,2 milhões).