08/10/19 14h04

RMVale registra R$ 73,8 milhões em investimentos no primeiro semestre

Região acumula R$ 73,8 milhões em recursos para empreendimentos anunciados no seis primeiros meses deste ano, segundo levantamento da Fundação Seade; trata-se do menor valor para o mesmo período no Vale desde 2012

O Vale

Com apenas um investimento anunciado no segundo trimestre deste ano, a RMVale acumula R$ 73,8 milhões em recursos no semestre, o menor valor para o mesmo período da série histórica da Fundação Seade, que retrocede a 2012.

Segundo a Piesp (Pesquisa de Investimentos Anunciados no Estado de São Paulo), divulgada nesta segunda-feira, o valor fez a região cair para o 8º lugar entre as 16 regiões metropolitanas do estado. O ranking contabiliza os maiores volumes de investimentos no ano --Vale já foi 3º lugar.

De janeiro a junho, foram apurados seis investimentos em cinco cidades: São José dos Campos (três empreendimentos), Jacareí, Monteiro Lobato e Santa Branca.

O único investimento anunciado no segundo trimestre foi para São José, para a "abertura de unidade de escritório compartilhado", segundo o Seade. O valor não foi divulgado.

COMPARAÇÃO.

O valor de janeiro a junho de 2019 representa uma queda de 75% na comparação ao do mesmo período do ano passado, quando a região acumulou R$ 290,83 milhões em investimentos anunciados, com 15 empreendimentos para oito municípios.

Também representa queda de 41% na comparação com o primeiro semestre de 2017, quando o Vale contabilizou R$ 126 milhões em oito investimentos, para cinco cidades.

A maior diferença é na comparação com os seis primeiros meses de 2013, ocasião em que o Vale somou R$ 5,44 bilhões em investimentos, nada menos do que 73 vezes superior ao volume anunciado no primeiro semestre deste ano.

A Piesp contabilizou 182 investimentos em todo estado, totalizando R$ 67,7 bilhões. Trata-se do segundo maior valor semestral na série histórica da pesquisa, inferior apenas ao apurado em igual semestre de 2012 (R$ 74,8 bilhões).

Infraestrutura e serviços lideram investimentos anunciados no Vale

Os investimentos apurados pela Fundação Seade no Vale do Paraíba, de janeiro a junho deste ano, são para infraestrutura, serviços e comércio. A concessionária EDP aparece com ao menos R$ 1,1 milhão para modernização de sistema de iluminação em Jacareí, Monteiro Lobato e Santa Branca.

Em São José, a Exto Incorporação e Construção aplicará R$ 70 milhões para construir o condomínio 'Cidade Tecnológica', no Parque Tecnológico, o primeiro distrito de inovação planejado do Brasil, em um terreno com área total de 308,9 mil m².

Na mesma cidade, a Coop (Cooperativa de Consumo) investirá R$ 2,7 milhões para reforma de supermercado. São José também terá recursos para abertura de escritório compartilhado.