07/12/20 10h59

RMC: Ciesp prevê números positivos

Segundo sondagem industrial na região, 71% das empresas devem manter ou aumentar investimentos em 2021

Todo Dia

A Regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) prevê números positivos para a RMC (Região Metropolitana de Campinas) em 2021, conforme pesquisa divulgada pela entidade na quarta-feira (2), mostrando os números da sondagem industrial de outubro e novembro e as projeções para o próximo ano. O vice-diretor do Ciesp Campinas, José Henrique Toledo Corrêa, destacou as expectativas positivas da indústria regional para 2021: 57,14% das empresas afirmaram que irão manter os investimentos planejados e 14,29% irão aumentar investimentos.

Em relação ao volume de negócios, a avaliação também é positiva – 33,33% dos respondentes afirmaram que vão manter o mesmo nível de 2020 e 61,9% das empresas preveem aumento no próximo ano. “Os negócios mais atrativos devem ser os de setores ligados à tecnologia”, acrescentou Corrêa.

Outros indicadores da sondagem industrial apontam melhora do ambiente de negócios para a indústria na região. O nível de endividamento diminuiu para 33,34% das empresas em outubro e novembro e para 61,9% permaneceu estável nesse mesmo período. Outro dado destacado se refere à capacidade instalada da indústria regional. Para 71,43% dessas empresas, a capacidade instalada está entre 70,1% e 100%.

Com relação à falta e aumento de matérias-primas, especificamente papel-papelão, chapas metálicas e resinas plásticas, a entidade avalia que a preocupação permanece.

CUSTOS

Na sondagem, 76,19% das empresas confirmaram aumento nos custos de matérias-primas, componentes ou peças. Já os custos com energia, água e transporte aumentaram para 61,9% das empresas no período outubro-novembro. “Esse problema de entrega de matérias-primas deve se resolver no início do próximo ano”, acrescentou o vice-diretor.

O diretor do Departamento de Comércio Exterior do Ciesp Campinas, Anselmo Riso, afirmou que a balança comercial regional no acumulado de janeiro a outubro de 2020 registrou saldo negativo de US$ 6,11 bilhões – 7,3% menor que no mesmo período de 2019.

A conta corrente de comércio exterior (soma das exportações e importações) de janeiro a outubro foi de US$ 1,034 trilhão – 15,3% menor que no mesmo período de 2019. Na avaliação de Riso, mesmo com esses números em 2020, já previstos anteriormente em razão da pandemia, a expectativa de retomada para 2021, em função do potencial do comércio exterior da região de Campinas, pode ser considerada positiva.

A reportagem tentou contato com Carlos Faé, diretor do Ciesp em Americana, para comentar a situação na cidade, mas não conseguiu retorno.

fonte: https://tododia.com.br/rmc-ciesp-preve-numeros-positivos/