19/07/24 14h09

RMC atinge desempenho recorde em importações no 1˚ semestre de 2024

Acumulado de janeiro a junho foi de US$ 7,49 bilhões, superando em 4,61% a melhor marca anterior de US$ 7,16 bilhões

Correio Popular

O resultado da balança comercial mostra a continuidade da retomada da atividade industrial da Região Metropolitana de Campinas (RMC) neste ano. No acumulado de janeiro a junho, as importações somaram US$ 7,49 bilhões (R$ 41,246 bilhões), valor recorde dos últimos 12 anos. O desempenho foi revelado pela Comex Stat, plataforma com dados do comércio exterior do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). “Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse é um bom sinal para a economia. Isso mostra o aumento da compra de insumos para produção. Como a região de Campinas é um grande polo industrial, indica aumento da atividade do setor”, explicou a economista Ana Cecília Barroso.

“As indústrias são responsáveis por algo em torno de 70% das importações do Estado de São Paulo, não são produtos para abastecer o mercado, como roupas e eletroeletrônicos, voltados para o consumidor final”, acrescentou. No primeiro semestre do ano, as importações tiveram aumento de 4,61% em comparação aos US$ 7,16 bilhões (R$ 39,62 bilhões) de igual período de 2023, que era o recorde anterior. Entre os dez itens mais importados pelas RMC, sete são insumos de produção, como agroquímicos, circuitos eletrônicos, partes e acessórios de máquinas e sangue humano e animal para produção de vacinas e uso terapêutico.

“O setor industrial está reagindo positivamente. No primeiro quadrimestre de 2024 a atividade industrial já acumula uma alta de 3,5% no Brasil. Em 12 meses, a atividade cresceu 1,5%. Mesmo com a queda pontual em abril, é possível observar movimentos interessantes”, afirmou Ana Cecília Barroso. Em abril, a produção industrial nacional apresentou uma queda de 0,5% em relação ao mês de março, na série com ajuste sazonal. O resultado marcou o fim de dois meses seguidos de crescimento, período em que acumulou expansão de 1%, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fonte: https://correio.rac.com.br/campinasermc/rmc-atinge-desempenho-recorde-em-importac-es-no-1-semestre-de-2024-1.1540061