18/05/08 11h46

Riqueza do campo faz de Ribeirão a "capital do interior"

Folha de S.Paulo - 18/05/2008

Principal cidade do maior pólo do setor sucroalcooleiro do país, Ribeirão Preto se tornou, nos últimos dois anos, centro de atração de investimentos, principalmente imobiliários, cujos lançamentos têm valor geral de vendas de R$ 1,6 bilhão (US$ 969,7 milhões), 72,41% superior ao Orçamento da cidade neste ano. No período, a cidade também bateu recordes sucessivos de vendas de veículos e lidera atualmente o ranking estadual proporcional de carros por habitante (1 para 1,73 habitante). Além disso, todas as redes bancárias do país têm agências ou escritórios em Ribeirão. Todo esse desenvolvimento foi impulsionado pela agroindústria, segundo representantes do setor agrícola e das construtoras e analistas de mercado. Quatorze construtoras, como Camargo Corrêa, Trisul, Bild e Fit, desembarcaram nos últimos meses em Ribeirão. Segundo estimativas de mercado e da direção regional do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil), nos dois anos foram lançados pelo menos 25 empreendimentos na cidade, a maioria de alto padrão, o que impulsionará a arrecadação de IPTU. A abertura de capital de grandes construtoras e a conseqüente necessidade de buscar novos mercados alavancaram os investimentos em Ribeirão, na avaliação de empresas ouvidas pela Folha, que viram na agroindústria a estabilidade para os seus negócios. E não é só a construção civil que tem apresentado desempenho positivo. Nos últimos 12 meses, as ruas de Ribeirão ganharam 77,4 veículos zero-quilômetro por dia, segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Tal desempenho motivou a construção de cinco novas concessionárias em um ano. A receita municipal com IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) deve atingir R$ 80 milhões (US$ 48,5 milhões) e bater a arrecadação de IPTU, de R$ 77 milhões (US$ 46,7 milhões). "Há três anos, nosso grupo tinha uma loja. Hoje, são dez. De 80 funcionários, passamos para mais de 400", disse o empresário Rui Flávio Chúfalo Guião, diretor-presidente do grupo Santa Emília, que iniciou como concessionária da Volks e hoje também tem lojas Hyundai e Toyota. O investimento nas novas lojas chegou a R$ 8 milhões (US$ 4,85 milhões).