21/09/23 14h08

Rio Preto inaugura centro voltado à sustentabilidade na pecuária

A inauguração será dia 27, às 17h, durante a 60ª Expo Rio Preto

Diário da Região

Com foco em estudos para diminuir os gases de efeito estufa, muito associado ao metano decorrente da pecuária, Rio Preto sai na frente em sustentabilidade, com a inauguração do Centro de Ciência para o Desenvolvimento da Neutralidade Climática da Pecuária de Corte em Regiões Tropicais (NeuTroPec). A inauguração será dia 27, às 17h, durante a 60ª Expo Rio Preto. “O evento representa um marco significativo em nossa jornada rumo a um futuro sustentável e inovador na pecuária de corte”, diz a pesquisadora e diretora do Centro de Pesquisa em Pecuária Sustentável, Renata Branco. Após o evento, os convidados poderão conhecer o novo centro, localizado na Fazenda Modelo - ligado ao Instituto de Zootecnia (IZ), da Secretaria estadual de Agricultura -, que deverá ajudar o Brasil a cumprir o acordo internacional de reduzir em 30% a emissão de metano nos próximos anos.

Dia de Campo

Organizado em General Salgado, o 4º Dia de Campo Confinamento Ráo será no dia 28 e deverá reunir produtores rurais interessados em conhecer inovações em termos de bem-estar animal, como o curral antiestresse e a nutrição a partir de técnica do grão úmido, além de contar com a participação de 40 empresas ligadas ao agronegócio. A Fazenda Ráo, com 295 hectares de área, atua no confinamento de gado de corte e produção agrícola. De acordo com o proprietário, Alexandre Ráo, os produtores vão conhecer o confinamento de 800 animais e aproveitar o dia de networking com palestras sobre agropecuária.

Safra de algodão

A Conab prevê safra recorde de algodão no ciclo 2022-2023. Conforme o levantamento, a produção da pluma permite uma recomposição nos estoques finais na ordem de 59%, atingindo 2,1 mil toneladas. E ainda as exportações podem atingir 1,7 milhão de toneladas nesta safra. O anúncio feito pela Conab repercutiu positivamente entre os produtores de algodão da região de Riolândia, porém os preços comercializados pela fibra ainda não estão tão satisfatórios. “Vamos aguardar mais um pouco em termos de expectativa com o mercado do algodão. Mas o que é bom, nesta safra, é que os insumos baixaram um pouco em seus valores”, comenta o produtor Diogo Mendonça.

 

Fonte: https://www.diariodaregiao.com.br/economia/nacional/rio-preto-inaugura-centro-voltado-a-sustentabilidade-na-pecuaria-1.1900074