22/08/11 14h49

Rio Preto ganhará parque tecnológico

O Estado de São Paulo

Empresas de tecnologia aplicada à saúde serão as matrizes do Parque Tecnológico (ParTec) de São José do Rio Preto, que deve receber credenciamento definitivo até o final do ano. A documentação para incluir o ParTec no Sistema Estadual de Parques Tecnológicos já foi enviada para a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Milton Assis, o parque terá pelo menos 20 empresas das áreas de saúde.

A Braile Biomédica puxa a lista. A empresa fabrica produtos para cirurgias e procedimentos cardiológicos, além de próteses vasculares. Outra indústria com espaço reservado é a Polux Ciência e Tecnologia, que desenvolve produtos como neuronavegadores para cirurgias do cérebro.

O Instituto de Moléstias Cardiovasculares, referência em cardiologia, cirurgia vascular e doenças pulmonares, e a Ventura Biomédica, fabricante de válvulas cerebrais e sensores de pressão intracraniana, são outras credenciadas.

Com área de 370 hectares, cinco vezes a do Parque do Ibirapuera, na capital paulista, o ParTec vai receber também empresas de tecnologia de informação e joalheria.

O governo do Estado liberou R$ 7,2 milhões para a infraestrutura dos 308 lotes - a contrapartida da prefeitura será de R$ 1,8 milhão. O ParTec terá incubadora tecnológica, laboratório de certificação de qualidade e um centro de convenções.

O lastro científico será proporcionado por três universidades. A Fatec vai se instalar no prédio do antigo Instituto Penal Agrícola. O câmpus da Universidade Estadual Paulista (Unesp) terá outros 38 hectares. O núcleo acadêmico será completado com a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp).

'O intercâmbio entre indústrias e escolas cria uma sinergia muito positiva na área da ciência', diz o secretário. 'Temos mais de 50 empresas já comprometidas e só vamos admitir empresas inovadoras.' Empresas interessadas podem encaminhar carta-consulta à prefeitura de Rio Preto.